Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Itajobi define a programação para as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente


A Prefeitura de Itajobi, por meio da Diretoria Municipal de Educação e Cultura e do Departamento Municipal do Meio Ambiente, e definiu a agenda de eventos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. 
Serão 3 dias (de 04 à 06 de junho) de atividades escolares na rede pública de ensino, onde os alunos poderão aprender mais sobre a preservação do ambiente em que vivemos através de redações, maquetes, cartazes, poesias, teatros, pintura, cartilhas e palestras que abordarão as ações desenvolvidas no município em prol do Meio Ambiente.
A concretização das atividades acontecerá com a participação de monitores e alunos do Projeto Golfinho que farão passeata pela cidade em favor da “Responsabilidade Sustentável”. O ponto de parada será na Praça do Idoso (antigo Ponto de Táxi) onde estarão em exposição os trabalhos dos alunos das escolas da rede pública de ensino. No local também serão realizadas oficinas de reciclagem e educação ambiental para crianças, além do recolhimento de pilhas, baterias e óleo usado.
Haverá doação de mudas de espécies arbóreas para a calçada e receitas de sabão aos que participarem do evento. Toda a comunidade pode e deve comparecer a mais esta ação em favor do nosso planeta!
O Meio Ambiente é Responsabilidade de Todos!
Faça também a sua parte!

CIDADE LIMPA . . .


Nós, moradores deste município temos uma enorme parcela de responsabilidade quando o assunto é manter a cidade limpa.

É próprio do ser humano reclamar, reclamar. . . 

Na nossa cidade existe um Cronograma para a Coleta de Resíduos de Poda e Extração de Árvores, Resíduos de Limpeza de Jardins e Quintais, Recicláveis e Lixo Doméstico, mas há muitas pessoas que ainda insistem em ignorá-lo. Limpam os quintais em qualquer dia da semana e jogam tudo nas calçadas, dificultando a passagem dos pedestres, podendo com isso provocar acidentes.

Vamos fazer a nossa parte para que então possamos cobrar do Poder Público, ações para manter a nossa cidade limpa. . .!

Segue anexo o cronograma:

COLETA DE RESÍDUOS DE PODA E EXTRAÇÃO DE ÁRVORES
Segunda-feira: Jd dos Ipês, Colina do Sol, Bela Vista, COHAB I e II;
Terça-feira: Vila Esplanada (cemitério), Jd Panorama, Jd Ferreira I e II;
Quarta-feira: Jd Nossa Sra. Aparecida (Barba Roxa), Jd da Torre e Res. Acapulco;
Quinta-feira: Jd Glaucia, Pq do Colégio, Jd das Acácias e Portal do Bosque;
Sexta-feira: Jd Silva, Centro e Nova Cardoso.

COLETA DE RESÍDUOS DA LIMPEZA DE JARDINS E QUINTAIS
A coleta será feita na última semana de cada mês obedecendo aos seguintes dias:
Segunda-feira: Jd dos Ipês,  Colina do Sol,  Bela Vista,  COHAB  I  e  II;
Terça-feira: Vila Esplanada (cemitério), Jd Panorama, Jd Ferreira I e II;
Quarta-feira: Jd Nossa Sra. Aparecida (Barba Roxa), Jd da Torre e Res. Acapulco;
Quinta-feira: Jd Glaucia, Pq do Colégio, Jd das Acácias e Portal do Bosque;
Sexta-feira: Jd Silva, Centro e Nova Cardoso.



Izildinha Sambrano
Química, Bióloga e
Educadora Ambiental

quinta-feira, 17 de maio de 2012

DMEC OFERECE CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL


Dando continuidade aos trabalhos de Educação Ambiental no município, na última segunda-feira, dia 14, durante o HTPC, os professores do Ensino Fundamental I participaram, na EMEF Inácio da Costa, de palestra sobre Educação Ambiental, com o jornalista Itajobiense Luis Roberto Tizoco, que atualmente trabalha em Bauru.
A palestra faz parte do projeto ÉCOMIGO, no qual o Jornalista é membro, e teve como tema: “Uma abordagem sobre a responsabilidade de cada um”, mostrando aos professores formas diversificadas de como ensinar práticas para conscientização e proteção do Meio Ambiente.
A capacitação veio acrescentar novas metodologias aos trabalhos dos professores, melhorando assim a qualidade das aulas de Educação Ambiental de forma transversal. Foi um momento de reflexão onde foram lançadas idéias que contribuem para aulas dinâmicas e participativas.
A Educação Ambiental tem uma grande importância na construção de sociedades sustentáveis. É através dela que conseguimos criar às gerações presentes e futuras, a possibilidade de habitar num meio ambiente saudável, tornando-se o elemento transformador da existência humana.







LANÇAMENTO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO NO MUNICÍPIO


No último dia 10 foi oficialmente lançado no município o início dos trabalhos que irão compor o Plano Diretor Participativo.
Itajobi recebe os Impactos Ambientais da Rede de Transmissão de Porto Velho à Araraquara, que está sendo implantada na região, pela responsabilidade da Empresa IE Madeira, que contratou o Instituto IAGUA para auxiliar o município na elaboração do Plano Diretor e outras remediações ambientais.
Pela Lei Estadual, os municípios com mais de 20.000 habitantes são obrigados a possuir a Lei Municipal do Plano Diretor, porém, mesmo aqueles que não possuem esta quantidade de habitantes, mas passam por um processo de Impacto Ambiental, como vem acontecendo com a implantação da Rede de Transmissão, a implantação é obrigatória.
Durante os dias 9 e 10 de maio a Equipe Técnica e a Equipe Gestora Municipal do Projeto participaram de treinamento técnico para sua elaboração. Os treinamentos foram realizados no auditório da Diretoria Municipal de Educação e Cultura, durante o dia. O Lançamento foi oficializado no dia 10 à partir das 19:00 horas no Espaço do Cidadão, com a assinatura da Prefeita Municipal Cátia no Decreto que nomeia a Equipe Técnica de elaboração do Plano Diretor Participativo.
Segue abaixo fotos dos dois dias de trabalhos com a equipe do Instituto IAGUA e seu Diretor Rodrigo Lopes.


















quinta-feira, 10 de maio de 2012

AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATENDEM TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

A Diretoria Municipal de Educação e Cultura em parceria com o Meio Ambiente se preocupam em realizar aulas teóricas e práticas com o tema “Educação Ambiental”, para todas as escolas municipais. O intuito do projeto é conscientizar os alunos, que são os agentes multiplicadores da comunidade, sobre a preservação do Meio Ambiente, com foco para as ações ambientais locais.
A Educação Ambiental é trabalhada de forma transversal, e conta com o apoio de um grupo de educadoras ambientais que são responsáveis por cada escola municipal, auxiliando os professores na realização das aulas de acordo com o ano e a idade.
O grupo é formado por 3 educadoras, que somam suas ideias aos trabalhos dos professores em sala de aula: Andrezza Nair Ferreira (Educadora Ambiental das Escolas Infantis), Izildinha Aparecida Sambrano (Educadora Ambiental do EMEF Inácio da Costa) e Janina Maria Martucci Barros de Toledo (Coordenadora das Escolas de Ensino Fundamental II). Todas as atividades seguem o Calendário Municipal de Datas Comemorativas Ambientais, que são realizadas assiduamente por todos os professores da Rede Municipal de Ensino.
De acordo com os projetos desenvolvidos e em parceria com a APTA - Polo Regional Centro Norte (Fazenda Experimental de Pindorama), os alunos do 8° ano C da EMEF José Cardoso de Mattos, participaram da visita monitorada na propriedade e aprenderam sobre preservação do solo, erosão, melhoramento genético de culturas agrícolas, bacia hidrográfica e meio ambiente. A visita contou com a presença dos professores de ciências Elieni Quirino de Souza e Claúdio Morinaga e com a educadora ambiental Janina.
A DMEC já agendou para a próxima segunda-feira, dia 14, durante o HTPC, uma palestra de Educação Ambiental, com o jornalista Luis Roberto Tizoco, que ira capacitar professores do 1° ao 5° ano da Rede Municipal de Ensino.
Outras capacitações acontecerão durante o ano letivo para professores e alunos, pois a Educação Ambiental é o meio do qual indivíduo e coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população.












Como e quando podar suas árvores?





Podar uma árvore para que ela cresça frondosa, não fique presa na rede elétrica, não interfira na circulação de pedestres e veículos, nem destrua telhado exige época e técnicas apropriadas. A poda deve proporcionar mais vitalidade às árvores, com a retirada de ramos ou galhos mortos, doentes, danificados ou secos.

Antes de podar uma árvore devemos ter em mente que outras vidas dependem dela, como os passarinhos e seus ninhos, lagartas que se transformarão em belas borboletas, formigas e até mesmo microrganismos que equilibram o ecossistema.

A poda de formação é aquela realizada quando a árvore é jovem. A função dela é conduzir a planta até 2m de altura em um único caule para que sua copa seja frondosa e saudável sem prejudicar o trânsito.

Já a poda sanitária ou de manutenção é para árvore adulta que tem necessidade de retirar todo material vegetal morto ou danificado, como galhos secos, podres, quebrados ou mal desenvolvidos.

Essas podas são indicadas para o final do inverno, pois é quando o crescimento vegetativo é retomado. Nesta época, a árvore tem suas reservas de alimento altas, o que é essencial para gerar um sistema de defesa, fazendo com que a poda dos galhos e folhas seja mais aproveitada pela mesma.

O melhor período é à tarde favorecendo na cicatrização dos cortes que ocorre com maior facilidade no período noturno.

Não se deve podar mais de 30% do volume total da copa da árvore. Uma poda exagerada pode prejudicar a planta e fazer com que ela morra. Tudo o que for feito na copa pode interferir nas raízes e vice-versa.

Importante: Antes de realizar a poda de sua árvore informe-se sobre as normas do município, o dia de coleta para a poda no seu bairro e o profissional habilitado para essa tarefa e retire a sua guia de autorização de poda no Departamento do Meio Ambiente.

Andrezza Nair Ferreira
Bióloga e Gestora Ambiental

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Áreas Verdes: um refúgio para esquecer o estresse
Arborizar uma cidade não significa apenas plantar árvores em ruas, jardins e praças, criar áreas verdes de recreação pública e proteger as particulares. A arborização deve atingir objetivos de ornamentação, melhoria do clima, diminuição da poluição atmosférica, redução de ruídos e proporcionar descontração, interação e lazer com a prática de exercícios físicos, melhorando o bem estar e a qualidade de vida da população.
Pesquisadores já comprovaram que moradores das residências próximas a jardins, parques e outros espaços arborizados apresentam as menores taxas de doenças. Os maiores impactos foram sentidos nos casos de ansiedade e depressão.
Pensando nesses benefícios Itajobi tem parceria com Usinas da Região para aquisição de mudas. Na segunda-feira, dia 23 de abril, o município recebeu 200 mudas de árvores nativas para plantio e reflorestamento de áreas públicas da Usina Itajobi, contribuindo assim para as ações ambientais locais. Essa é uma parceria bem sucedida!
Para preservar esses recantos não basta somente o trabalho do poder público. É necessária a contribuição de todos que usufruem dos locais, por isso é importante deixar as áreas sempre limpas, recolhendo o lixo, mantendo os brinquedos e aparelhos sempre bem cuidados e preservar as árvores e plantas.
Fotos do viveiro da Usina Itajobi:




Fica aqui o nosso agradecimento a toda equipe da renomada Usina, em especial aos funcionários do Setor Agrícola e a Geni, que estão sempre prontos a nos atender!