Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

BRIGADA ANTI FOGO MUNICIPAL

Nos dias 07 e 18 de junho, foi realizado no auditório da DMEC – Diretoria Municipal de Educação e Cultura, o treinamento para capacitação e composição da Brigada de Incêndio de Itajobi. O evento que foi promovido pela Prefeitura e pelo Corpo de Bombeiros de Catanduva, representado pelo Sargento Otsuka, foi voltado para os funcionários do Departamento de Obras e Serviços e Educação.
Durante o treinamento, o Sargento do Corpo de Bombeiros passou técnicas e estratégias de como combater incêndios florestais, manipulação de animais peçonhentos e primeiros socorros. No último dia no período da tarde ocorreu a prática de combate ao fogo na Estação de Tratamento de Esgoto, onde os brigadistas já estavam equipados com o EPI completo e os materiais exigidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, adquiridos pela Prefeitura Municipal.
A ação se enquadra em uma das diretivas de poluição do ar, do Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Isso não é importante só para obter a certificação de Município Verde Azul, mas para ajudar a proteger as nossas Matas das queimadas, além de garantir que o ar seja de qualidade para a população.

Na ocorrência de queimadas, peça ajuda através dos telefones: (17) 3546-2877 ou 9149-8875.

Segue a lista dos Brigadistas:
Solange Ap. Marasco da Silva
Cássia Maria Ferreira
José Valério Barcelar
Daiane Aparecida Sambrano Simão
Claudecir Benvindo Neves
Dileta Vanda Zanon Malfati
Bruno Mazieiro
José Aparecido Gambarini
Alcina Abade Zuanetti
Milton da Silva Reis
Maurício Coffers
Joel José de Paula








quinta-feira, 13 de junho de 2013

CURSO DE IMPLANTAÇÃO DE JARDIM


Estão abertas as inscrições para o curso de IMPLANTAÇÃO DE JARDIM, realizado através do SENAR e Sindicato Rural de Catanduva, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itajobi. O curso é composto por aulas teóricas e práticas de manejo de solo, plantio e espécies apropriadas para cada tipo de jardim.
As inscrições são gratuitas incluindo, material, certificado e almoço aos participantes. 
O curso já está marcado para os dias 04, 05, 10 e 11 de julho. As inscrições são limitadas e estão sendo feitas no Departamento Municipal do Meio Ambiente, no fundo da casa da lavoura. Todas as pessoas acima de 18 anos podem se inscrever, sendo necessário estar munido dos documentos pessoais. Para maiores informações é só entrar em contato pelo telefone (17) 3546-2427.


NÃO DEIXE PARA DEPOIS...FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

BRIGADA ANTI-FOGO

Mais uma ação durante o mês que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente! Hoje, 07 de junho, aconteceu no auditório da DMEC - Diretoria Municipal de Educação e Cultura, a primeira etapa do Treinamento da Brigada Municipal Anti-Fogo do ano 2013. Durante a manhã os brigadistas reviram todos os conhecimentos teóricos.
A continuação do treinamento já foi agendada para o dia 18, com o treinamento para manuseio de animais peçonhentos e a parte prática do combate à incêndios.
Agradecemos a colaboração dos presentes e do Sargento Otsuka do Corpo de Bombeiros de Catanduva, por mais esta ação em prol do Meio Ambiente.







PLANTE VOCÊ TAMBÉM ESSA IDÉIA.....

Hoje foi realizado com ajuda do Departamento Municipal de Meio Ambiente,e com ajuda dos funcionários públicos municipais, o plantio de duas mudas de Quaresmeira, na frente do Centro de Atendimento ao Trabalhador. A iniciativa foi da conscientização e respeito com o meio Ambiente, e da necessidade da colaboração em manter uma cidade mais arborizada, cuidar e lutar por ela é uma tarefa de todos nós. O ato marca o Dia Mundial do Meio Ambiente-comemorado ontem dia 5 de Junho.

Obrigada ao nosso amigo Andrei Vergílio pela iniciativa..!!!





quarta-feira, 5 de junho de 2013

AJUDE-NOS A PRESERVAR A FAUNA SILVESTRE DE ITAJOBI

Para proteger os animais silvestres que habitam o município, o primeiro passo é saber quais são e seu modo de vida. Para isso, estamos contando com toda a população, seja da cidade ou do campo, para tirar fotos ou nos informar sobre os animais vistos e o local onde estão vivendo.
Estes animais devem viver livres, em seu habitat natural onde encontram formas de se alimentar e sobreviver, podem ser pássaros, macacos, tartarugas, cobras, veados, lebres, tamanduá, tatu, entre tantos outros.

Durante todo o mês de junho, mês em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, estaremos recebendo fotos com data e relatos dos animais através dos meios de comunicação:
Facebook: Meio Ambiente Itajobi
End: Rua Pedro de Toledo, 779-C
Tel: (17) 3546-2427



HOJE É O DIA MUNDIAL DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Hoje o dia é de reflexão, de pensar como estamos agindo e de mudar hábitos, visando a preservação do nosso Planeta...


Saiba como reciclar e descartar produtos

·          - Bitucas de cigarro: Basta colocar a bituca em um copo com um pouco de água para verificar que o filtro do cigarro é altamente contaminante. "A água fica amarelada rapidamente por causa do alcatrão e de outras substâncias nocivas", afirma Azzoni. Por isso, arremessar o que restou do cigarro na rua, ou mesmo jogar na privada, pode aumentar o risco de contaminação do solo e da água da cidade. O correto, diz ele, é reservar as bitucas dentro de um frasco, as chamadas bituqueiras, antes de serem jogadas no lixo. Algumas empresas já trabalham em métodos para reciclar bitucas em plástico.

·          - O consultor ambiental Alessandro Azzoni conta que boa parte das peças de computadores e celulares podem ser recicladas, quando não reaproveitadas pelas empresas. Mas uma pequena parte desses produtos eletrônicos, as placas de circuito integrado, guardam metais pesados que são prejudiciais ao meio ambiente. "Além de demorar um tempão para se decompor, as placas são tóxicas". O melhor a se fazer com o equipamento é doá-lo para entidades que transformam lixo eletrônico em inclusão social, reaproveitando maquinários para escolas e população carente. 

·         -  "Dentro dos produtos cosméticos, o esmalte é um dos mais baratos e, com entra e sai da moda, as pessoas se desfazem facilmente dele, sem se dar conta do mal que fazem ao ambiente", afirma o consultor ambiental Alessandro Azzoni. Segundo ele, o descarte em massa dos vidros que ainda trazem esmalte pode oferecer riscos de contaminação direta do solo, devido aos inúmeros produtos químicos que são usados desde a fixação da cor à textura do verniz para as unhas. Antes de jogar fora o vidro, Azzoni avisa que é preciso uma higienização: "coloque um pouco de removedor para dissolver o esmalte vencido, derrame o conteúdo sobre uma folha de papel e espere alguns minutos até que a química evapore." Depois de repetir o processo, pode separar o recipiente com os vidros, a tampinha com os plásticos e jogar o papel-toalha no lixo comum. 

·      - Cartões bancários, de saúde e de fidelidade de lojas vencidos podem virar capas de cadernos, relógios de parede, porta-copos, marcadores de livros e até pisos e revestimentos decorativos. O material plástico (PVC), apontado como um produto de difícil decomposição na natureza, pode ser reciclado diversas vezes.

·          -   Jogar um remédio vencido no lixo ou no vaso sanitário pode gerar consequências graves ao meio ambiente: as substâncias químicas das drogas podem contaminar o solo, a água e a atmosfera quando vão parar no aterro sanitário ou na rede de esgoto comum. Mesmo sem uma política pública no Brasil, algumas redes de farmácia e o posto de saúde local recolhem remédios que não foram usados para incinerá-los depois.
·         
        - O isopor deixado no lixão mantém as mesmas características do isopor que protege a sua geladeira ou que armazena um lanche: ele age como um isolante. "Portanto, se o descarte for feito de maneira errada, ele vai isolar aquela área [do aterro sanitário], manter calor e temperatura, evitando a decomposição do lixo", diz o consultor ambiental. O certo é jogar as embalagens junto com os plásticos.

·          -  As lâmpadas fluorescentes e as pilhas são consideradas resíduos perigosos. Quando esses produtos são quebrados, eles soltam gases muito fortes e prejudiciais à saúde humana. Você pode descartá-los nos EcoPontos da cidade.

·          - A meia-calça demora para se decompor, o consultor ambiental Azzoni propõe reaproveitar o produto como elástico de cabelo. Depois de lavada, a meia-calça desfiada pode ser usada para resgatar objetos pequenos perdidos. Para isso, corte um pedaço do nylon, coloque na boca do cano do aspirador e procure a peça como se tivesse limpando a casa: o ar vai puxar o objeto, enquanto a meia-calça vai mantê-la presa para o resgate.

·          - As maiores contaminações de solo são causadas por postos de gasolina. Por isso, depois de trocar o óleo do carro, a embalagem não pode ser reciclada junto com outros plásticos. Coloque o óleo velho no recipiente e entregue em postos que fazem coleta.

·          - O raio-x é uma chapa plástica que passa por um processo especial para retirada da prata, que é altamente contaminante, antes de ser reciclada. É recomendado entregar as chapas em hospitais e clínicas médicas.

·         -  Não são só as latinhas de refrigerante que têm de ir para a coleta seletiva. As embalagens de desodorantes spray têm mais alumínio do que as latinhas, pois têm de resistir a uma certa pressão.

·         - Agulhas, seringas e outros resíduos de hospitais e farmácias também são considerados resíduos perigosos. Como podem conter substancias tóxicas, inflamáveis e contaminantes de doentes, os estabelecimentos são obrigados a acondicionar o lixo hospitalar e fazer um descarte separado do lixo comum.

·       - As minhocas podem ser uma solução para acabar com o lixo de casa. Elas têm a capacidade de devorar diariamente entre 50% e 100% de seu peso em resíduos orgânicos (cascas e pó de café), materiais carbonados (papelão e jornais) e até a poeira varrida com a vassoura. À medida que o volume do lixo é reduzido, os excrementos das minhocas aumentam na composteira, uma torre que tem buracos entre cada andar para permitir o deslocamento das minhocas.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/album/2013/06/03/saiba-como-reciclar-e-descartar-produtos.htm?abrefoto=4#fotoNav=16