Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PRÊMIOS “MUTIRÃO DA CIDADANIA” – RECICLAGEM

PRÊMIOS “MUTIRÃO DA CIDADANIA” – RECICLAGEM

SORTEIO 22/12/2010

 
Foram sorteados 25 prêmios no Sorteio de Natal do "Mutirão da Cidadania", e quem ganha é você que recicla o seu lixo.

O Departamento Municipal do Meio Ambiente agradece à todos àqueles que colaboraram para que este evento se realizasse. Agradecemos à RECIPLÁS e todos os patrocinadores dos prêmios sorteados.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ITAJOBI ENCERRA O ANO DE 2010 COM CHAVE DE OURO RECEBENDO MAIS UM PRÊMIO

Prefeita Municipal foi a São Paulo receber a Certificação “Selo Município Verde Azul” pela 67ª colocação no Ranking Estadual.


Fechamos 2010 com chave de ouro. Todos os prêmios conquistados representam que Itajobi está no caminho certo. E para encerrar o ano a noticia de mais um premio como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no município: a Certificação “Selo Município Verde Azul”

Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador Alberto Goldman e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, anunciaram na tarde de 17 de dezembro, o Ranking Estadual dos municípios certificados pelo Programa Município Verde Azul. Neste ano, dos 614 municípios avaliados, 143 foram consagrados com o certificado Município Verde Azul, numa iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Na classificação geral, Itajobi ficou na 67ª posição, com 85,11 pontos.

O certificado de “Município Verde Azul” garante à administração a prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado. Os municípios receberam uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

O Departamento Municipal do Meio Ambiente agradece aos Departamentos Municipais de Saúde, Educação e Obras e Serviços pelo auxílio fornecido e ressaltamos que o mérito é de todos nós, funcionários públicos, munícipes e toda a atual administração.

Agradecemos em especial a todos que conosco estiveram presentes no evento e que abrilhantaram a nossa torcida compartilhando toda a emoção do momento.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

VIVA A VITÓRIA!!!!!!!

A nossa querida mascote superou mais uma batalha! Passou pela cirurgia e já está muito bem! Quando fomos visitá-la, ela ficou de pé toda feliz!!!!!!!
Obrigada à todos que ajudaram e que continuam ajudando!
PRECISAMOS AGORA ENCONTRAR UM LAR PARA A VITÓRIA!!!!!!! ELA NÃO PODE VOLTAR PARA RUA, E ELA É MUITO DÓCIL E AMOROSA!!!!!!


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

VAMOS SALVAR A VITÓRIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pessoal Vamos ajudar a Vitória!

Vitória é uma cachorrinha que foi atropelada no último dia 30 de novembro na Avenida Catanduva, enquanto reformavamos uma de nossas áreas verdes. A pessoa que atropelou não prestou socorro e não sabemos se a Vitória tem dono, pelo estado do animal, ela parece ter sido abandonada à pouco tempo e estava na rua totalmente desnorteada. Agradecemos as pessoas que estavam presentes e ajudaram no socorro da cachorrinha, porém agora, ela precisará de uma cirurgia de amputação de uma das patas traseiras. Estamos precisando de ajuda, por que o tratamento ficará em  R$ 600,00 aproximadamente. Além de ajuda no tratamento precisamos arranjar um lar para nossa querida mascote! Se você quiser ajudar pode entrar em contato pelo Telefone: 3546-2427 ou ir até o Departamento Municipal do Meio Ambiente, qualquer quantia é valida para ajudar esta vida.

Agradecemos também à todos que colaboraram com o tratamento da Vitória na Rádio Nova 1 FM, onde conseguimos uma grande quantia em doações!

VAMOS SALVAR A VITÓRIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!








sexta-feira, 12 de novembro de 2010

“MUTIRÃO DA CIDADANIA” ENTREGA 1º PRÊMIO

No último dia 11 a garota Beatriz Abade Bernardo recebeu seu prêmio (uma bola oficial) que ganhou na promoção “Mutirão da Cidadania”, com cupom número 0648. Ela reciclou e ganhou! Verifique se os seus cupons têm os seguintes números: 1252, 0351, 0148, pois ainda temos 3 prêmios que não foram entregues, e procure o Departamento Municipal do Meio Ambiente caso estiver premiado.


Se você não foi premiado desta vez, continue guardando seus cupons para concorrer aos prêmios no sorteio do dia 23/12. Para concorrer é fácil e você ainda ajuda o Meio Ambiente! Recicle seu lixo, coloque o material em frente a sua casa de acordo com o cronograma de bairros feito pela empresa de reciclagem e aguarde a entrega do seu saco azul para continuar reciclando e o cupom, não se esqueça, o cupom fica dentro do saco azul!

PRESERVE O MEIO AMBIENTE, A CIDADE LIMPA E AINDA CONCORRA A PRÊMIOS!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SORTEIO DA CAMPANHA "MUTIRÃO DA CIDADANIA"

Foi sorteado no dia 03/11 às 16:00 hs na rádio local "Nova 1 FM" os números ganhadores dos prêmios da Campanha "MUTIRÃO DA CIDADANIA". A promoção é válida para todos aqueles que separam seu lixo, entregando para a equipe da RECIPLÀS, dando o destino correto para este material.


                                                           

  
 Os números sorteados foram:

1º prêmio: 1 Bola de capotão - nº 1252
2º prêmio: 1 Bola de capotão - nº 0351
3º prêmio: 1 Bola de capotão - nº 648
4º prêmio: 1 Bicicleta - nº 148

Os ganhadores da Promoção deverão retirar os prêmios tendo em mãos o cupom, para comprovação do número sorteado, no Departamento Municipal do Meio Ambiente localizado à rua Pedro de Toledo, 779-C - Centro (Fundo da Casa da Lavoura). Tel: (17) 3546-2427.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CURSO DE JARDINAGEM TEM PRIMEIRA TURMA DIPLOMADA

Os participantes do curso de Implantação e Manutenção de Jardim do SENAR-SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - encerraram o segundo módulo do curso de Jardinagem no último dia 30 (sábado), e já pretendem colocar em prática o que foi aprendido colaborando com a implantação de jardins nas áreas verdes da cidade.

O curso é uma parceria entre o SENAR – SP, o Sindicato Rural de Catanduva e a Prefeitura Municipal e foi ministrado pelo engenheiro agrônomo do Laércio Lourenço Lelis de Guariba - SP com carga horária de 64 horas dividida em dois módulos sendo o primeiro de “Implantação” e o segundo de “Condução, Manutenção e Reforma” de Jardim.

Agradecemos ao Departamento de Obras e Serviço, que auxiliou na obtenção dos materiais e maquinários nos locais onde foram implantados os jardins; ao Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de Pindorama Fernando Colombo de Amo que forneceu o adubo feito a partir da compostagem de estercos, cítricos e restos de poda de árvores; à CREDICITRUS que doou mudas para o plantio urbano; às usinas Sucroalcooleiras, Catanduva e Colombo, pela doação das tortas de filtro (adubo); e a todos que participaram e contribuíram para a realização deste grande evento que está contribuindo para embelezamento das áreas verdes de nosso município.

INFORMATIVO - LEIS AMBIENTAIS MUNICIPAIS

Preocupados com as questões ambientais os Governos Federal e Estadual criaram leis que visam proteger e preservar o Meio Ambiente. Itajobi, que tanto se preocupa com a população, não poderia estar ausente e garante a continuidade destes projetos ambientais através de criações de leis municipais.


O objetivo destas leis é orientar o cidadão em relação aos seus direitos e deveres para não agredir o Meio Ambiente. O Poder Legislativo aprovou as seguintes leis ambientais:

-LEI MUNICIPAL Nº 433/2006 que “Dispõe sobre a responsabilidade da destinação de resíduos da construção civil no Município e dá outras providências.”

-DECRETO MUNICIPAL Nº 222/2008 que “Dispõe sobre a redução de uso de madeira ilegal em Itajobi.”

-LEI MUNICIPAL Nº 627/2008 que “Dispõe sobre as tarifas dos serviços públicos de fornecimento de água e escoamento de esgotos, institui normas e deveres para ligações de água e dá outras providências.”

-LEI MUNICIPAL Nº 511/2007 que “Dispõe sobre o “Projeto uma criança uma árvore”

-LEI MUNICIPAL Nº 537/2007 que “Institui o Programa de Adoção de Praças de Lazer, esportivas, viadutos, pontes e áreas verdes em geral em cooperação com o poder público, estabelece seus objetivos e procedimentos.”

-LEI MUNICIPAL Nº 759/2010 que “Disciplina o plantio, o replantio, a poda, a supressão, e o uso adequado e planejado da arborização urbana no Município de Itajobi, e dá outras providências.”

-LEI MUNICIPAL Nº 598/2008 que “Institui “O Dia dos Rios de Itajobi” e dá outras providências.”

-LEI MUNICIPAL Nº 748/2010 que “Institui o Calendário de Datas Comemorativas associadas a temas ambientais no Município de Itajobi e dá outras providências.”

-LEI MUNICIPAL Nº 767/2010 que “Institui a política municipal de Educação Ambiental e dá outras providências.”

-LEI MUNICIPAL Nº 359/2010 que “Regulamenta a Lei nº 5 de 8 de janeiro de 1964 que determina a construção de calçadas onde já tenham sido construídas as guias e sarjetas e dá outras providencias.”

-LEI MUNICIPAL Nº 749/2010 que “Dispõe sobre as atividades pertinentes ao controle da poluição atmosférica, por meio da avaliação da emissão de fumaça preta de veículos e máquinas movidos a diesel, conforme regulamento específica e adota outras providências.”

-LEI MUNICIPAL Nº 778/2010 que “Dispõe sobre a proibição de queimadas no perímetro urbano do município de Itajobi e dá outras providencias.”

-LEI MUNICIPAL Nº 734/2010 que “Dispõe sobre a reorganização da Política, Conselho e Fundo Municipal do Meio Ambiente e dá outras providências.”

-DECRETO MUNICIPAL Nº 377/2010 que “Dispõe sobre a composição do Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente.”

-DECRETO MUNICIPAL Nº 406/2010 que “Dispõe sobre a aprovação e homologação do Regimento Interno do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA do Município de Itajobi/SP, e dá outras providências.”

-LEI MUNICIPAL Nº 435/2006 que “Dispõe sobre transporte de entulhos em caçambas e dá outras providências.”

-LEI MUNICIPAL Nº 769/2010 que “Dispõe sobre a criação do Departamento Municipal do Meio Ambiente (DEMA) e dá outras providências.”

-LEI MUNICIPAL Nº 757/2010 que “Institui a política municipal de proteção aos mananciais de água destinados ao abastecimento público e dá outras providências.”

OS INTERESSADOS EM CONHECER AS LEIS NA ÍNTEGRA PROCURAR O DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE NA RUA PEDRO DE TOLEDO, 779 – C (FUNDO DA CASA DA LAVOURA).

VOCÊ CIDADÃO ITAJOBIENSE FIQUE ATENTO À LEGISLAÇÃO PARA NÃO COMETER INFRAÇÕES!

INÍCIO DO CURSO DE MANUTENÇÃO DE JARDIM

Foram realizados nos dias 16 e 17 de outubro a primeira parte de mais um importante curso de capacitação para a população. A prefeitura, em parceria com o SENAR e o Sindicato Rural de Catanduva, promoveu o Curso de Jardinagem – Condução, manutenção e reforma. No curso a equipe reformou o Jardim do CMEI Jesus Menino e o Jardim da Avenida Catanduva - Espaço Criança Ecológica.


Sobre orientação por Eng. Agrônomo Laércio Lourenço Lélis, instrutor do SENAR - Guaíra, alunos participaram de aulas teóricas e práticas. Entre as instruções estavam informações básicas sobre árvores, gramados, folhagens, plantas floríferas, plantas tóxicas, reconhecimento do solo, textura, materiais e sua manutenção; adubação; formação e propagação de plantas; tipos de plantio; irrigação, poda, forração, acabamentos, entre outros.

A jardinagem tem se tornado uma alternativa na geração de renda para pessoas que conheçam tecnicamente as tarefas de manter a qualidade dos jardins, cuidando da terra e tratando das plantas.

Esta é mais uma iniciativa do Poder Público em parceria com o Sindicato Rural de Catanduva para deixar a cidade mais bonita!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO CRIANÇA ECOLÓGICA EM ITAJOBI

A Prefeita Cátia Rosana Bórsio Cardoso e a Diretora de Educação e Cultura de Itajobi – Vera Luiza Tagliari de Angelo, estiveram presentes na última quarta-feira (13/10) na inauguração do Espaço Criança Ecológica Municipal situado à Avenida Catanduva próximo ao Centro Comunitário.


O local foi elaborado por itajobienses que participaram do curso de Jardinagem ministrado por professor do SENAR-Catanduva. A área verde reformada representa o respeito à natureza e a inovação para projetos que embelezam a cidade. No muro que separa a área, das residências foi pintado os personagens do Projeto “Criança Ecológica”.

A data, 13 de outubro, foi escolhida por estar presente no Calendário de Datas Comemorativas Ambientais, aprovado pelo Poder Legislativo, como o “DIA DA CRIANÇA ECOLÓGICA” no município.

No evento as crianças do 5º ano da EMEF Inácio da Costa, que trabalharam durante o ano com os materiais do Projeto Criança Ecológica da SMA, cantaram a música símbolo do programa e emocionaram a todos os presentes.

O Projeto Criança Ecológica tem como objetivo informar e sensibilizar as crianças do Ensino Fundamental sobre os conceitos básicos da agenda ambiental. O aprendizado acontece por meio de uma grande aventura, capaz de provocar mudanças de comportamento e despertar novas atitudes. Assim, as crianças tornam-se verdadeiros agentes de mudança na sociedade.

O Espaço Criança Ecológica, tem como objetivo informar e sensibilizar à toda população sobre os temas ambientais. Venha Conhecer!

Departamento e Conselho Municipal do Meio Ambiente recebem doação de Mudas de árvores para o plantio urbano e ciliar

Com o intuito de reforçar a conscientização sobre a importância da preservação da mata nativa e do plantio de árvores urbanas, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e o Departamento Municipal do Meio Ambiente buscaram parcerias com empresas como a Cooperativa de Crédito Credicitrus e a Usina Itajobi Açúcar e Álcool – Marapoama-SP para aquisição de mudas.

A Credicitrus doou 120 mudas de árvores que serão plantadas em áreas urbanas como calçadas, praças e áreas verdes. As mudas atendem ao padrão determinado pela legislação vigente, tanto no tamanho quanto na variedade. Já a Usina Itajobi fez a doação de cerca de 130 mudas para reflorestamento de Mata Ciliar, sendo nativas e frutíferas, além da doação de 7 mudas arbóreas para o plantio do “Dia da Árvore” na EMEF José Cardoso de Mattos.

O Departamento Municipal do Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente agradecem em nome da população e de todos os ambientalistas, pela doação desses renomados parceiros para a realização dos Projetos Ambientais no Município.

PEQUENAS AÇÕES REALIZADAS POR GRUPOS DE PESSOAS SE TORNAM MUITO GRANDES!

NASCENTE MODELO DE ITAJOBI

Itajobi já conta com Nascente Modelo no município, a nascente do Rio Monjolinho, principal rio que atravessa a cidade, localizada na propriedade denominada sítio São João, bairro Monjolinho, de Eunice Natumi Ito Sakai. A nascente já está isolada e se encontra preservada, necessitando adequação no raio da área e, posteriormente, o plantio de algumas mudas.


A Área de Preservação Permanente de uma nascente consiste num raio de 50 metros no entorno do olho d’água. O objetivo do Projeto “Adote Uma Nascente” da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, é recuperar as nascentes degradadas do município, bem como preservar aquelas que ainda não foram deterioradas. A preservação das nascentes é tão importante quanto a preservação dos leitos dos rios.

A população está convidada a adotar uma nascente e promover sua recuperação mediante a implantação de projetos de preservação.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

21 de setembro - Dia da Árvore

O Brasil celebra no dia 21 de setembro o Dia da Árvore, data escolhida pela proximidade com a abertura da primavera. Entretanto, a relevância dessa data é infinitamente maior hoje do que quando foi instituída. Pode-se afirmar isso baseado no cenário mundial de fenômenos climáticos provocados pelo aquecimento global e o efeito estufa. Uma das formas mais eficientes de combater as mudanças climáticas é plantando árvores.


As árvores são famosas por “seqüestrarem carbono” através da fotossíntese, ao mesmo tempo em que lançam oxigênio na atmosfera terrestre, colaborando com a diminuição da temperatura e a renovação do ar.

Entre outros benefícios advindos do plantio de árvores está o equilíbrio ecológico, a recuperação de áreas degradadas e a diminuição do processo de assoreamento dos rios.

Preocupados com a preservação do ambiente e com o receio de perderem os benefícios resultantes da fotossíntese das árvores, indivíduos e organizações de todo o mundo tem realizado discussões sobre melhores formas de proteção ao meio ambiente. Algumas dessas discussões geram acordos entre países, cartilhas ecológicas e compromissos sociais, sendo muitos deles facultativos.

Todavia, alguns preferem não esperar por iniciativas do governo e assumem a missão de realizar reflorestamento de áreas devastadas.

Não obstante, cuidar da natureza é dever de todo ser humano.

Afinal, cada indivíduo se beneficia do trabalho de fotossíntese realizado pelas árvores e sendo assim tem a responsabilidade de fazer sua parte em ajudar a preservar o meio ambiente.

Itajobi comemorou o dia 21 de setembro realizando plantios em diversos locais com os alunos das Escolas do Município, e várias pessoas da comunidade também plantaram uma árvore em homenagem a esta data.

Você itajobiense tem um compromisso com o Meio Ambiente, observe o artigo 8º da Lei Nº 759/2010 que Disciplina o plantio, o replantio, a poda, a supressão, e o uso adequado e planejado da arborização urbana NO MUNICÍPIO DE ITAJOBI, e dá outras providências.

Artigo 8º - Todo munícipe deverá plantar no mínimo 1 (uma) árvore em frente a sua propriedade, respeitando as determinações do GAUI.

Plante árvores! Apóie campanhas de replantio! Eduque seus amigos a fazer o mesmo! Cuidando do meio ambiente estamos cuidando de nós mesmos!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ITAJOBI CONTRA O FOGO

Engana-se quem pensa que se livrar do mato crescido, do lixo ou de animais e insetos em terrenos abandonados consiste pura e simplesmente em atear fogo nesses terrenos.

Além do risco de haver materiais tóxicos depositados no local do incêndio (pilhas e baterias usadas, restos de produtos de limpeza doméstica, pneus, etc.) que, quando queimados eliminam substâncias prejudiciais tanto ao meio ambiente quanto à saúde da comunidade – variando de intoxicações a fatores que possam favorecer processos cancerígenos -, as queimadas contribuem ainda com o aquecimento global.

As queimadas também provocam o desequilíbrio de toda uma cadeia alimentar (que garante a sobrevivência e a biodiversidade das espécies animais e vegetais), comprometem a produtividade do solo, reduzem drasticamente a qualidade do ar e ainda pode ser a causa ou cenário de um incidente mais grave.

Se você costuma atear fogo em terrenos ou conhece alguém com esse hábito, comece a pensar nas crianças e nos animais de sua vizinhança, nos fios elétricos que o fogo pode alcançar, nas casa vizinhas ao terreno, em pessoas que sofrem de problemas respiratórios, principalmente crianças, idosos e gestantes).

Lembre-se: qualquer um pode ser capaz de começar um incêndio, mas dificilmente terá condições de controlá-lo.

Existem maneiras mais eficazes, inteligentes e – acima de tudo – ecologicamente corretas de combater o problema do mato e do lixo em terrenos.

FAÇA A SUA PARTE:

Não jogue lixo em terrenos.

Você estará contribuindo para a não proliferação de animais nocivos que mais tarde poderão migrar para o seu quintal e posteriormente para a sua casa.

Além disso, mesmo que você não tenha o hábito de atear fogo em terrenos, o lixo que você joga no terrenos vizinho incomodará outras pessoas, entre elas talvez alguém que tenha esse hábito.

Se há lixo, mato crescido, animais nocivos ou fogo em um terreno, a responsabilidade é sempre do proprietário.

ADOTE UMA NASCENTE

O programa Adote uma Nascente, criado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), tem como objetivo incentivar a proteção de nossos recursos hídricos por meio da identificação, cadastro e compromisso de proteção das nascentes.

Aqueles que tiverem uma nascente em sua propriedade, mas não tiverem recursos para preservá-la, poderão disponibilizar a área para ser adotada por outra pessoa ou entidade.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá adotar uma nascente e garantir a proteção, manutenção ou recuperação da vegetação em seu entorno.

Um agricultor familiar, um fazendeiro, um empresário, uma escola ou universidade, uma ONG, ou a própria prefeitura podem fazer a adoção.

A SMA tem o papel de aproximar os proprietários que não possuem recursos próprios para recuperar suas nascentes, dos interessados em financiar a recuperação da área.

A adoção de uma nascente é um compromisso com a qualidade da água e preservação de córregos e rios.

Se você quer adotar uma nascente e garantir sua proteção e recuperação da vegetação do entorno ou disponibilizar uma nascente para adoção entre no site:

http://www.ambiente.sp.gov.br/adoteumanascente/comoparticipar.php

Custos estimados para adotar uma nascente:

O custo para preservar ou recuperar uma nascente varia conforme a situação em que ela se encontra (mais ou menos degradada) e a região onde está localizada (existência de remanescentes de vegetação nativa nas proximidades, necessidade de cercamento, etc).

Os custos abaixo se referem a duas situações diferentes, podendo existir outras, com custos variáveis:

Nascente relativamente conservada

• Presença de capim que dificulta a regeneração da mata nativa.

• Não há presença de gado, o que em princípio dispensa o cercamento.

• Há remanescentes de vegetação próximos, com alto índice de biodiversidade.

• A atividade realizada é o coroamento das mudas e árvores menores, capinando ao seu redor e recobrindo com palha seca.

Custo médio:

• Manutenção (durante 24 meses) - R$ 100,00 por mês


Nascente degradada

• Recoberta por capim, ausência de regeneração natural, ausência de banco de sementes/plântulas, presença de gado no entorno, solo pobre em nutrientes.

• Não há remanescentes de vegetação significativos nas proximidades.

• A técnica empregada é o plantio em área total.

Custo médio:

• Cercamento e implantação - R$ 4.500,00

Manutenção (durante 24 meses) - R$ 350,00 por mês

O Projeto Município VerdeAzul 2010 vem, mais uma vez, trazer entrosamento entre as iniciativas que buscam o desenvolvimento de práticas interessantes às necessidades prioritárias na manutenção da qualidade ambiental e garantia da adequada e melhor qualidade de vida.

AS ÁRVORES PEDEM SOCORRO!

Várias vezes ao dia nos deparamos com pessoas reclamando quando certa árvore danifica as calçadas, ou quando as folhas e as flores de certas espécies arbóreas sujam o quintal que acabou de ser limpo. Infelizmente, sabemos o resultado: quando não as arrancam, fazem verdadeiras mutilações....


Houve tempos em que era praxe o passeio ao final da tarde, pelas veredas das cidades, para a observação das árvores e dos arbustos em pleno florescimento. Homens e mulheres sabiam, quando a paineira dava flores, quando o ingá gerava seus doces frutos, ou quando as primaveras e outras espécies comuns em nossas cidades sofriam alguma transformação em seus ciclos de vida. Quem não subiu em alguma árvore, por menor que tenha sido, para apanhar amoras, abacates, ou as referidas goiabas repletas de bicadas de pássaros? Os tempos agora são muito diferentes. A arborização de praças, parques públicos e ruas é algo necessário e de extrema importância para a sobrevivência de vários animais e outras espécies vegetais, que usam a cidade como habitat natural ou como rota durante a migração.

Há estudos, sendo realizados com a floresta urbana, onde os impactos das podas exageradas e a má administração pública sobre as árvores da cidade refletem-se na diminuição das populações de vários animais polinizadores e visitantes florais, que acabam se tornando, muitas vezes, raros ou totalmente ausentes. Estudos revelam que a diferença térmica entre uma região arborizada e outra mais deserta varia até 11º C.

Felizmente o município adota medidas para minimizar e regular essas questões, foi aprovada na Câmara Municipal a Lei Municipal de nº 759 de 24 de agosto de 2010 que “Disciplina o plantio, o replantio, a poda, a supressão, e o uso adequado e planejado da arborização urbana no município de Itajobi, e dá outras providências”.

Devemos compreender a importância de preservar as árvores. A saúde pública ganha muito com a conscientização coletiva!



Ambientalista Itajobiense

RECICLAGEM EM ITAJOBI

A RECIPLÁS é a empresa que faz o trabalho da reciclagem em Itajobi. Esta empresa faz um belo trabalho na nossa cidade! Além de recolher todo o reciclável pelos bairros, (nos dias programados já informados para a população através de panfletos, rádio e jornal) eles realizam a reciclagem do plástico. Os outros materiais recicláveis recolhidos são prensados e embalados, seguindo assim, para o destino correto.


O plástico, depois de reciclado, se torna granulo e serve de matéria prima para ventiladores e outros produtos. No reaproveitamento do plástico, um dos processos é o de lavagem, e para isso, é realizado o reaproveitamento da água para evitar o desperdício. Cisternas e locais para decantação e limpeza da água estão instalados ao lado da empresa.

Para você que ainda não conhece, segue abaixo algumas fotos:





sexta-feira, 3 de setembro de 2010

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PARTICIPE DO MUTIRÃO DA CIDADANIA!

A partir de setembro, quem colaborar com o Meio Ambiente concorre a prêmios!


Separe o lixo reciclável do lixo orgânico e coloque no dia de coleta em seu bairro. A cada saco de reciclável (pode ser branco, azul ou até mesmo preto, mas deve estar especificado o tipo de lixo) você receberá um cupom para concorrer à vários prêmios e um saco azul para continuar a reciclar.

Cronograma do dia de coleta nos bairros:
TERÇA-FEIRA Jd. dos Ipês, Colina do Sol, Bela Vista, Cemitério, Jd. Ferreira I e II
QUARTA-FEIRA Portal do Bosque, Centro, Nova Cardoso
QUINTA-FEIRA Barba Roxa, Torre, Acapulco, Panorama, Jd. Nossa Senhora Aparecida, Gláucia, Pq. do Colégio e Jd. das Acácias
Todas as semanas o caminhão da reciclagem passa recolhendo à partir das 7 horas.


Recicle e junte vários cupons para ter mais chances de ganhar!

EMEF MARIA APPARECIDA NELI COMEMORA O “DIA DO RIO”

Atendendo a Diretiva “Educação Ambiental” do Projeto Município Verde Azul, em comemoração ao “Dia do Rio”, Os alunos da EMEF Maria Apparecida Neli visitaram as margens do Rio Monjolinho em uma caminhada ecológica no último dia 16.

A visita teve como objetivo primeiro um reconhecimento do patrimônio biológico e histórico local, promotor de enriquecimento e valorização de conceitos previamente adquiridos na escola pelos alunos e professores.

A atividade monitorada, traduziu-se na observação das características locais do rio Monjolinho, com identificação da fauna e flora local e também da recolha de amostras de água do rio para posterior análise, tendo sido utilizada a educação ambiental como ferramenta interpretativa e pedagógica da ação.

As visitas a campo despertaram em cada estudante a responsabilidade e o papel de cada um como cidadão co-participante no processo de recuperação e preservação daquele ecossistema.

O “Dia do Rio” é comemorado em Itajobi no dia 15 de agosto, a escolha da data foi feita por estudantes na Câmara Municipal. Hoje o município já conta com a Lei nº 748 de 31 de maio de 2010, que institui o Calendário Ambiental de Datas Comemorativas no Município, onde esta data também está implantada.


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Assessor Executivo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente esteve em Itajobi

Nesta quarta-feira, 18, esteve em nossa cidade o Assessor Executivo do Projeto Município Verde Azul, Sebastião Santo Cacheta, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, acompanhado dos vereadores de Ibitinga, Gumercindo José Rossato Bernardi e de Novais, o “Cidão” (antigo funcionário da Prefeitura de Itajobi).

O assessor reuniu-se com os Vereadores, Clodovil Aizza, Fabiano Grégio, Neli Cardoso Pasiani e o Presidente da Câmara Luis Brás Piovesan, para informar sobre o desempenho do município nas Diretivas Ambientais e a necessidade de legislações no nosso município voltadas para conquista da certificação – Selo Verde Azul. Estiveram presentes também a interlocutora do Município Verde Azul, Amábile Polimeno Peniani e as representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente Rosângela Aparecida Gomes e Janina Maria Martucci Barros de Toledo. Dúvidas foram esclarecidas e informações valiosas foram dadas, principalmente em relação à legislações municipais que são exigências da Secretaria do Meio Ambiente para o Projeto Município Verde Azul.

O objetivo maior foi trazer mudanças efetivas na política ambiental da cidade para que a população tenha saúde e qualidade de vida.

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DISCUTE DIRETIVAS DO PROJETO MUNICÍPIO VERDE AZUL

Na terça-feira, dia 10 de agosto, aconteceu a reunião bimestral do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Nesta reunião foram debatidos vários assuntos de grande interesse para a comunidade Itajobiense.

No encontro a Interlocutora do Município Verde Azul explanou como as ações estão sendo realizadas para o cumprimento das Diretivas do Projeto Município Verde Azul que já estão na reta final para o envio das informações e pediu apoio aos conselheiros pois estes são os representantes legais defensores das causas ambientais com função de fiscalizar o trabalho em prol da sociedade.

O trabalho desenvolvido no Município passará por uma avaliação, pela comissão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, podendo receber o Selo Verde Azul, possibilitando ao município receber maquinários e verbas estaduais e federais.

O Departamento e o Conselho de Meio Ambiente são parceiros nos trabalhos de preservação e conservação Ambiental no nosso município!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

SENAR EM PARCERIA COM A PREFEITURA REALIZA CURSO DE IMPLANTAÇÃO DE JARDIM

          Nos dias 17, 18, 24 e 25 de julho foi realizado o 1° modulo do curso de Jardinagem (Implantação de Jardim). Este curso é promovido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e SRC (Sindicato Rural de Catanduva) com apoio da Prefeitura Municipal de Itajobi.
              O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR-SP Engº Agrônomo Laércio Lourenço Lélis. Com o objetivo de empregar técnicas corretas de formação de jardins com flores, gramados e outras plantas ornamentais. O curso trabalhou em 32h de carga horária conteúdos como identificação de plantas e meio ambiente; preparo e melhoria do solo; materiais e equipamentos de jardinagem; implementação de projetos; tratos culturais; tratos fitossanitários e fundamentos básicos na prestação de serviços em jardinagem.
               O curso contou com a participação de trabalhadores da área e pessoas da comunidade, que buscaram capacitaçãoespecializada e novas técnicas usadas no mercado atual, além de levarem para casa o certificado do conteúdo apresentado. Durante as aulas práticas foi feito um lindo jardim e m uma das Áreas Verdes da Avenida Catanduva no bairro Jardim dos Ipês em nossa cidade. O instrutor repassou todas as técnicas necessárias, desde a preparação da terra até o plantio das mudas e os cuidados futuros que as plantas deverão receber. O resultado foi um grande sucesso!
        Agradecemos a todos os participantes que com muita perseverança fizeram do curso um meio de melhorar a beleza e a qualidade de vida da nossa cidade. Somos gratos também ao pessoal do Departamento de Obras e Serviços que tanto trabalharam para a realização deste evento.
        O curso foi tão bem-sucedido que o grupo marcou novo encontro para o mês de outubro, data do 2° modulo (Manutenção de Jardim). Vale lembrar que estes cursos estão disponíveis para maiores de 18 anos.

Inscrições e informações pelo tel: (17) 3546-2427 ou no Departamento Municipal do Meio Ambiente localizado à Rua Pedro de Toledo, 779 – C (fundo da Casa da Lavoura).

MEIO AMBIENTE TEM PROJETO DE REFORMA DE ÁREAS VERDES

       O Departamento Municipal do Meio Ambiente começa a realizar Projeto de reforma nas Praças e Áreas Verdes da cidade.
       A primeira área já está quase pronta! Foi aproveitado o Curso de Jardinagem do SENAR-SP, para a Implantação de Jardim na área da Avenida Catanduva no Jardim dos Ipês.
       Já está em planejamento a reforma de outras áreas, no entanto, o Meio Ambiente precisa de parcerias para a manutenção destes locais. Contamos com a colaboração da comunidade, comércio e empresas. Já temos alguns voluntários para uma praça no Jd. dos Ipês e Jardim Glaucia, porém nossa cidade é grande e são muitas as áreas à serem conduzidas corretamente.
        Segundo o Artigo 2º da Lei municipal nº 537 de 08 de novembro de 2007, “Poderão participar do programa de adoção quaisquer entidades da sociedade civil, associações de moradores, sociedade amigos do bairro, pessoas jurídicas legalmente constituídas e pessoas físicas estabelecidas no município de Itajobi.”    
         O artigo 7º desta lei permite ao adotante fixar na área adotada uma ou mais placas padronizadas alusivas ao processo de colaboração.
         Todo este trabalho tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população, por isso contamos com vocês para que nossa cidade seja titulada um Município Verde Azul.

Maiores informações pelo telefone: (17) 3546-2427 ou no Departamento do Meio Ambiente localizado à rua Pedro de Toledo, 779-C (fundo da Casa da Lavoura).

VOCÊ SABIA QUE ITAJOBI RECICLA SEUS PNEUS INSERVÍVEIS DESDE 2009?

Melhorar a qualidade de vida de toda a população é o objetivo do Governo do Município de Itajobi. As áreas da Saúde (Vigilância Sanitária e Epidemiológica) em parceria com o Meio Ambiente, selaram um acordo para a melhoria da qualidade ambiental local.

Nesse acordo, ficou previsto que todos os pneus inservíveis, seja por parte da população ou dos geradores dos resíduos (oficinas e borracharias), deverão ser entregues à Vigilância Epidemiológica Municipal, que transporta em local adequado adotado pela Prefeitura para receber esse tipo de resíduo.

A intenção é deixar esse local como captação de pneus inservíveis de nosso município. Assim, o Meio Ambiente da cidade não sofre com a de poluição destes resíduos e também, com o aumento de locais que hospedam as larvas do mosquito da dengue.

É importante que a população esteja colaborando com mais essa ação local para que melhoremos a qualidade de vida da Comunidade.
Vale destacar, que todos os pneus estocados no depósito, são encaminhados para a RECICLANIP de São Paulo-SP, onde serão triturados e reutilizados em carvão ou até mesmo asfalto, sem nenhum custo para o município.
Neste ano realizamos parceria com o Município de Pindorama, que nos trás seus pneus inservíveis para também serem reciclados, diminuindo o tempo de estocagem do material e deixando nossa região muito mais bonita e agradável.