Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Palestra com o Gerente do Projeto Município Verde Azul reuniu interlocutores de toda a região e autoridades de Itajobi

A cidade de Itajobi está empenhada em colaborar cada vez mais com as questões ambientais. Prova disso é a palestra realizada na última sexta-feira (25), no Centro de Complementação Educacional “Hermes Bovarotti Júnior”, com o Gerente do Projeto Município Verde Azul (MVA), José Walter Figueiredo. O evento contou com a presença de vários interlocutores da região e de autoridades da cidade.
Durante a palestra, o gerente do Projeto explanou sobre as dez diretivas do município verde-azul, dando ênfase para a Arborização Urbana, assim como a importância do desenvolvimento de Florestas Urbanas e os benefícios que isso pode trazer para a cidade.

José Walter falou ainda sobre o trabalho conjunto que deve existir entre legislativo, executivo (importância da união do secretariado) e sociedade civil para a criação de leis e projetos ambientais nos municípios. O objetivo do projeto é propor uma gestão ambiental compartilhada, criando uma responsabilidade mútua entre município e Estado. Os Municípios “Verdes” terão prioridade no acesso às políticas do governo. No final de 2010 um novo ranking será divulgado e serão avaliadas as evoluções ambientais de Itajobi.
Na ocasião foram expostos os trabalhos com o tema “Meio Ambiente” realizados pelos alunos do Projeto Golfinho. O Propósito é realizar através de um caminho mais curto, barato e eficaz, a conscientização ambiental através da Educação Ambiental.

O Município tem como meta conquistar o certificado de Município Verde Azul esse ano, para isso todos os esforços serão realizados para que Itajobi se torne referência também no Meio Ambiente.
Itajobi participa de Congresso Ambiental em Vinhedo

Na última quinta-feira, 17, a Interlocutora do Município Verde-Azul de Itajobi, Amábile Polimeno Peniani, e a vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rosangela Aparecida Gomes, participaram de um Congresso Ambiental em Vinhedo, cujo evento contou com a participação de representantes de Conselhos Ambientais de diversos municípios do estado de São Paulo.
O Encontro teve como objetivo apresentar aos representantes dos municípios, quais as principais diretivas de ações ambientais que as cidades devem cumprir para a conquista do Selo Município Verde-Azul, cujos trabalhos realizados serão entregues posteriormente no dia 30 de setembro, à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para avaliação da Pasta e certificação do Selo aos municípios que atingirem a pontuação mínima de 80 pontos.

Programa do Congresso:
O Congresso foi composto por palestras de José Walter Figueiredo, Coordenador Geral do Selo Município Verde Azul da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que falou sobre o “Projeto Selo Município Verde Azul” e dos funcionários da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Francisco Thomaz Van Acker, que abordou o tema “Legislação: Composição Paritária, Caráter Consultivo e Deliberativo, Regimento Interno, Nomeação dos Conselheiros, Pautas de Convocação e Atas” e Fredmar Correa que falou sobre “O Perfil do Conselheiro Municipal do Meio Ambiente, Política Municipal de Meio Ambiente, Exercício da Cidadania e a Relação Sociedade Civil x Setor Público”.
Após as palestras, foi apresentada aos participantes, a análise dos processos de avaliação das diretivas do Projeto Selo Município Verde Azul que são as seguintes: Esgoto e lixo, Poluição do Ar, Uso da Água, Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental e Habitação Sustentável.

quinta-feira, 10 de junho de 2010




DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS


Atendendo a Diretiva do Município Verde Azul - Educação Ambiental, as escolas da nossa cidade comemoraram a Semana do Meio Ambiente com muitas atividades.
Para que a temática ambiental fique realmente enraizada, a educação é apontada como meio mais eficaz e importante, por isso nossos alunos trabalharam a preservação e conservação da água e do solo, a arborização, e a reciclagem.
Mais uma vez o Departamento Municipal do Meio Ambiente agradece a participação das escolas no desenvolvimento da Educação Ambiental das crianças e da comunidade.

terça-feira, 1 de junho de 2010

5 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Mas qual o tamanho da mobilização das pessoas por esta campanha?

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. Mas a Semana do Meio Ambiente é mais um bom motivo para falarmos do assunto e da consciência verde a semana toda. A data, simbólica para que todos nós habitantes deste planeta azul e cada vez menos verdinho, nos faz relembrar o quanto é importante e prioritária a preservação, conservação e recuperação do ambiente natural, assim como a conscientização e divulgação de ações de educação ambiental.
Ainda há uma dificuldade em relacionar os problemas ambientais aos nossos hábitos de consumo cotidianos. Todos nós brasileiros somos preocupados com a preservação da floresta amazônica, mas não pensamos nela na hora de comprar móveis ou madeira para construção. Por outro lado, muitos consumidores são conscientes de alguns impactos ambientais de seus hábitos de consumo, mas geralmente não tem informação sobre o que fazer, ou simplesmente não se preocupam nem mesmo em separar o lixo.
Em muitos contextos, a aposta para tentar reverter o quadro sombrio atual é a conscientização. Por isso, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e o Departamento do Meio Ambiente, têm intensificado as ações para promover práticas ambientalmente corretas e iniciativas de educação ambiental para as escolas e a comunidade.
Protestos no mundo todo também estão marcando a data!

”Conservar não significa manter áreas naturais intocadas, sem a presença de pessoas. O segredo é harmonizar a atividade humana com a preservação da biodiversidade e o uso racional dos recursos naturais renováveis em benefício das pessoas hoje e das próximas gerações”.
WWF