Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
COMUNICADO À POPULAÇÃO
Para proporcionar uma cidade mais alegre, limpa e organizada nestas festas de fim de ano, o Departamento Municipal do Meio Ambiente, comunica que podas e extrações estão suspensas do dia 19/12/2011 ao dia 09/01/2012. Agradecemos desde já a cooperação de todos!
E convidamos também a comunidade para visitarem as decorações natalinas da área verde da Av. Catanduva, árvore de natal da Praça 9 de Julho, a Casinha do Papai Noel, entre outros enfeites que embelezam mais ainda a nossa cidade.
BOAS FESTAS!!!!!
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Entenda os pontos polêmicos do Novo Código Florestal
Saiba porque o novo texto está causando tanta controvérsia
O Senado aprovou na noite desta terça-feira (6) o projeto que redefine as leis ambientais do país. O texto tenta regulamentar a proteção das florestas ao mesmo tempo em que determina regras de ocupação do solo pelo setor agropecuário do Brasil.
O País é uma das maiores potências agrícolas do mundo e também é conhecido internacionalmente por suas florestas. Sendo assim muitos dispositivos do texto estão causando polêmicas. Confira a seguir o que muda no novo Código:
Desde que foi apresentado pela primeira vez, o projeto de lei sofreu diversas modificações. As principais diferenças entre o atual projeto e o código antigo dizem respeito:
À área de terra em que será permitido ou proibido o desmate: uma das principais alterações eleva de 20% ou 35% para até 50% a área de conservação obrigatória em determinados cenários. Ao tipo de cultivo permitido em áreas protegidas: no novo código, atividades enquadradas como de "interesse social", de "utilidade pública" e de "baixo impacto" estão liberadas.
À recomposição das Áreas de Preservação Permanente - APPs: a autorização para compensar desmatamento ilegal (realizado antes de 2008) passa a ser válida também para os grandes produtores.
À anistia: um novo grupo de agricultores pode ficar isento de recompor áreas preservadas que desmatarem se suas propriedades tiverem até quatro módulos fiscais.
Um dos destaques determina que áreas desmatadas irregularmente até 2008, em geral, não podem ser consideradas consolidadas, como previa o texto original. Isso quer dizer que esse tipo de desmatador não pode ser anistiado e deve recuperar as áreas de preservação desmatadas. O mesmo vale para os responsáveis por áreas que foram alvos de queimadas.
Qual a avaliação que ruralistas fazem do novo Código?
Durante o processo, líderes da bancada ruralista apresentaram restrições ao texto, como a defesa de que todas as pequenas propriedades pudessem receber os benefícios previstos no Código e não apenas aquelas que se encaixam no conceito de agricultura familiar, ou seja, no qual apenas membros da família trabalham.
Apesar de tais restrições, os representantes do setor comemoraram o conteúdo do atual texto, já que acreditam que o antigo Código era obsoleto por ter sido criado quando agricultura e pecuária tinham baixa produtividade.
O que dizem ambientalistas e acadêmicos?
Boa parte das ONGs de defesa do meio ambiente e especialistas na área rebate a tese dos ruralistas, afirmando que as terras já exploradas são suficientes para dobrar a produção, bastando para isso aumentar a eficiência das lavouras e dos pastos por meio de tecnologia sustentável.
Para os ambientalistas, o novo Código abre brechas para aumentar o desmatamento e pode pôr em risco fenômenos naturais como o ciclo das chuvas e dos ventos, a proteção do solo, a polinização, o controle natural de pragas, a biodiversidade, entre outros. Tal desequilíbrio prejudicaria até mesmo a produção agropecuária.
Eles também acreditam que a lei não vai coibir desmatamento e um pontos mais graves é o perdão, em vários níveis, a quem desmatou ilegalmente no passado e a autorização de atividades agropecuárias ou de turismo em Áreas de Preservação Permamente. A permissão para que produtores reponham áreas desmatadas em outras regiões do bioma também é alvo de críticas.
Vamos pensar no assunto? Como criar o desenvolvimento necessário para o país crescer? Então, vamos organizar a casa? Vamos lembrar do Meio Ambiente!
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
CONHEÇA NOSSAS ÁRVORES 15
Mais uma espécie está deixando a nossa cidade mais bonita nesta época do ano, é a “Cássia amarela”. Esta árvore é originária da Índia, e como o próprio nome já diz, possui flores ornamentais na cor amarela e é ideal para arborização urbana de praças. O município possui lindos exemplares na Avenida Augusto Apendino.
Cássia imperial, cássia fístula, chuva de ouro
Cassia fistula
Característica: Árvore de crescimento rápido. Espécie para parques, não raro utilizadas na arborização de ruas, esta prefere os climas quentes e é muito sensível a transplantes. É bastante ornamental, principalmente em plena florada, quando cachos de flores amarelas podem ser vistas a distancia. É recomendada para o uso na arborização urbana de praças.
Altura: de 10 a 20 metros
Produção de mudas: exclusivamente por semente
Floração: dezembro a abril
Frutificação: setembro a novembro
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
ITAJOBI ENCERRA COM LOUVOR MARATONA DE CURSOS DO SENAR
Foi com muita satisfação que a Prefeitura Municipal de Itajobi e Departamento do Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural de Catanduva e o Senar-SP, encerraram uma maratona de cursos para toda a população rural e urbana.
Desde o início do ano o Senar enviou instrutores e materiais especializados para os participantes dos cursos de: Doma e Rédea, Processamentos Artesanais de Frutas, Suíno, Leite, Olerícolas e Viveirista I e II.
Todos os cursos são certificados pelo Senar, instituição que é conhecida por todo o país.
Os treinamentos foram gratuitos, com alimentação e materiais inclusos, realizados nas escolas municipais, recinto de exposições, cozinha piloto e Vila Açaí.
Agradecemos a todos que contribuíram para a realização destes eventos, em especial a equipe da cozinha piloto e a todos os participantes que acreditaram e confiaram nesta parceria de sucesso.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
SUSTENTABILIDADE E ENERGIA
ECOLOGIA já deixou de ser um assunto somente para cientistas e ecologistas. O tema agora ocupa desde as manchetes de jornais até as colunas sociais. O conceito de sustentabilidade – desenvolvimento que não compromete o futuro – começa a ganhar as ruas e inicia uma corrente que pretende amenizar o impacto das atitudes humanas sobre o ambiente melhorando a qualidade de vida da comunidade urbana. Devemos ter consciência que é possível promover pequenos gestos que conduzirão a grandes mudanças se forem adotados por todos nós.
A luta pela sustentabilidade terá de ser vencida. Mas é necessária a mudança de hábitos pessoais. É muito importante reduzir o consumo de itens imprescindíveis nos dias de hoje:
ÁGUA: Ela até cai do céu, mas é um recurso esgotável e raro em muitos lugares do mundo, lembram-se? Feche a torneira para não faltar.
COMBUSTÍVEIS: A queima de diesel e gasolina é a maior responsável pela emissão de gases do aquecimento global. Pense nisso antes de entrar no carro só para ir à padaria da esquina.
ENERGIA ELÉTRICA: O consumo cada vez maior requer a construção de mais usinas hidrelétricas e mais florestas vão desaparecer para dar lugar a elas. Mude seus hábitos!
• Desligue as luzes dos ambientes quando estiverem vazios. Viva seu dia com luz natural. Abra janelas, cortinas, persianas, deixe o sol entrar e iluminar sua casa em vez de acender lâmpadas. Renova a energia, faz muito bem ao seu humor e ao seu bolso também.
• Desligue as luzes dos ambientes quando estiverem vazios. Viva seu dia com luz natural. Abra janelas, cortinas, persianas, deixe o sol entrar e iluminar sua casa em vez de acender lâmpadas. Renova a energia, faz muito bem ao seu humor e ao seu bolso também.
• Os aparelhos que ficam dias e noites em modo stand by são mais uma nova invenção em nome do conforto, mas isso consome energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso.
• Na hora de comprar eletrodomésticos, escolha os mais eficientes em relação a consumo de energia. É possível reconhecê-los pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados). Detalhe: isso não custa nada.
• Mude sua geladeira e seu freezer de lugar, pois próximos do fogão e de áreas onde bate sol eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Aproveite para fazer uma análise: será que você precisa mesmo de um freezer?
• Idéia luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes de todos os ambientes da sua casa pelas fluorescentes. O motivo é para lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.
• Ventiladores de teto consomem muito menos energia que os aparelhos de ar condicionado.
• Pendure as roupas no varal em vez de usar a secadora. Recorra a ela apenas em casos mais urgentes. E aquele truque de colocar panos e roupas para secar atrás da geladeira deve ser abolido, pois consome energia extra.
É preciso fazer algo. E devemos fazer já!
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
CONHEÇA NOSSAS ÁRVORES 14
Durante os últimos dias você deve ter notado que a nossa cidade está ainda mais bonita, com a floração do “Flamboyant”. Esta espécie possui diversos exemplares espalhados em vários pontos da cidade. É indicada para arborização de praças devida sua copa frondosa que fornece bastante sombra.
Flamboyant, Flor-do-paraíso, Pau-rosa
Delonix regia
Árvore originária de Madagascar
Característica: Árvore ornamental e freqüentemente plantada em parques e jardins de todo o Brasil, sendo inadequadas para ruas e avenidas. Recomenda-se plantá-la em locais onde haja espaço suficiente para o seu desenvolvimento. Possui ramos fortes e copa arredondada e baixa. A espécie é variável quanto ao colorido das flores, desde vermelho-sangue a alaranjado-claro e alaranjado-escuro.
Altura: de 10 a 12 metros
Produção de mudas: exclusivamente por sementes, escarificadas mecanicamente antes da semeadura
Floração: outubro a dezembro
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Você tem dúvidas na hora de separar os materiais para reciclagem?
Então preste atenção, aqui vão algumas dicas para você ficar em dia com a sua consciência e também com o planeta!
Calcula-se que cada pessoa produz, em média, 1,5 kg de resíduos por dia. Tudo isto pesa na destruição do meio ambiente e na economia do planeta. No Brasil, cerca de 38% do papel, 36% do vidro e 62% do alumínio gerados já são reciclados.
Nós podemos começar a aumentar estes números adotando atitudes sustentáveis que beneficiem não só o indivíduo, mas também o coletivo.
Uma das primeiras práticas sustentáveis é o consumo consciente. Prefira produtos duráveis, com os selos de certificação ambiental, que sejam realmente adequados às suas necessidades e evitar a troca por causa de modismos.Pratique os três “R's”:
- reduzir a quantidade de resíduos;
- reutilizar materiais e aproveitar toda a vida útil do produto;
- reciclar
Reciclar pode parecer complicado, mas é uma das práticas que mais precisam ser estimuladas, pois o acúmulo de lixo causa impactos desastrosos e muitas vezes irreversíveis ao meio ambiente.
Lixo reciclável
Reciclar é mais fácil do que parece. Duas embalagens em casa já bastam, uma para orgânicos e outra para recicláveis – papéis, metais, plásticos e vidros – você só precisa remover os restos de comida antes de descartá-los.
Vale lembrar: cada 50 Kg de papel reciclado poupam o corte de uma árvore e a reciclagem de uma tonelada de plástico economiza 130 quilos de petróleo.
Lixo orgânico
Ele representa de 40 a 60% do total de resíduos. Combater o desperdício é a melhor maneira de reduzirmos esse volume. Quando for às compras, pense no cardápio da semana e na data de validade dos produtos adquiridos. Você também pode transformar sobras de alimentos em sopas, bolinhos, geléias e compotas. Outra opção é fazer a compostagem do lixo orgânico, transformando-o em adubo para as plantas de canteiros e vasos.
terça-feira, 18 de outubro de 2011
CONHEÇA NOSSAS ÁRVORES 13
Em comemoração ao Dia da Árvore a Prefeitura Municipal realizou o plantio no mini-campo e nas calçadas de alguns espaços públicos, o “Alfeneiro da China” ou “Ligustro”. Este gênero é ideal para calçadas e praças, pois suas raízes não são agressivas, além de proporcionar ótima sombra. Além das mudas, o município já possui exemplares da espécie, como o da foto, plantado no bairro Jd. da Torre.
Esta espécie já era utilizada na arborização urbana da região, em algumas cidades foi parcialmente erradicada dando lugar a novas espécies, como Castanheira, Ficus e Oiti. Porém, com estudos já se comprovou que o Alfeneiro é a mais indicada para as cidades.
Alfeneiro, Alfeneiro-Brilhante, Alfeneiro-De-Rua, Ligustro
Ligustrum lucidum
Características: a árvore apresenta folhas durante todo o ano e grande poder de sombreamento seus são ramos robustos, densos e a copa arredondada. Sua inflorescência é densa com numerosas flores pequenas, brancas. Raízes superficiais que se adaptam facilmente a diversos ambientes com crescimento rápido. Resistência a poda.
Altura: de 7 a 10 metros.
DAP (Diâmetro na Altura do Peito): tronco em média de 27,6 centímetros.
Produção de mudas: exclusivamente por sementes
Floração: outubro a fevereiro
Frutificação: outubro a novembro
Árvore originária da China.
CONVITE
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA convida a todos os integrantes do Conselho e comunidade em geral para participar da reunião ordinária que acontecerá no dia 25 de outubro, às 17 horas no Departamento Municipal do Meio Ambiente à Rua Pedro de Toledo, 779 - C.
O COMDEMA informa que Conselheiros e comunidade são indispensáveis nas reuniões, dando sugestões ou tirando dúvidas sobre a Política Municipal do Meio Ambiente.
É um exercício de cidadania participar das reuniões que são públicas e estão a favor da população e do Meio Ambiente.
Diretoria do COMDEMA
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
CONHEÇA NOSSAS ÁRVORES 12
Você deve ter notado que nos últimos dias a nossa cidade recebeu um colorido que a deixou ainda mais bonita, é a floração do “Jacarandá Mimoso”. Esta espécie possui diversos exemplares espalhados em vários pontos da cidade. É maravilhosa para a arborização urbana, caracterizada pela sua rusticidade, floração decorativa e crescimento rápido. A foto abaixo mostra os Jacarandás da Rua Pedro de Toledo, na entrada do Bairro Acapulco.
Jacarandá mimoso
Jacaranda mimosifolia
Árvore originária da Argentina, Bolívia e Paraguai
Característica: Árvore caducifólia, frondosa, de folhagem delicada. Pode ser utilizada na ornamentação de ruas, calçadas, praças e parques, pois suas raízes não são agressivas. Suas flores são arroxeadas médias, agrupadas em cachos nas extremidades dos ramos e perfumadas. Sua beleza é indescritível quando em flor. Espécie muito ornamental, principalmente quando se encontra em floração. Pode ser utilizada com sucesso em projetos de paisagismo e de arborização urbana, como já vem sendo utilizada em algumas cidades da região sudeste. Espécie atrativa a Beija-Flor.
Altura: de 12 a 15 metros
DAP (Diâmetro na Altura do Peito): tronco de 30 a 40 centímetros.
Produção de mudas: somente por semente
Floração: setembro a outubro
Frutificação: agosto a setembro
CURSO DE DOMA RACIONAL EM ITAJOBI
Senar e Sindicato Rural de Catanduva em parceria com o Departamento do Meio Ambiente realizou curso de Doma Racional no Recinto de Exposições em Itajobi.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, e o Sindicato Rural de Catanduva em parceria com o Departamento Municipal do Meio Ambiente, realizaram mais um curso de grande sucesso, o “Curso de Doma Racional”. No decorrer deste ano vários cursos foram realizados com esta parceria: “Cursos de Processamentos Artesanais de Olerícolas” (Itajobi), “de Leite’ (Vila Açaí), “de Frutas” (Vila Açaí).
O “Curso de Doma Racional” de equínos, foi realizado no Recinto de Exposições de Itajobi nos dias 28, 29,30 de setembro e 1 e 2 de outubro. O treinamento ministrado pelo Instrutor do SENAR, Silvio Alves Rodrigues, foi muito elogiado pela competência e didática empregada. “O curso de Doma Racional” terá continuidade com o “Curso de Rédeas”, já com vagas esgotadas.
Os cursos do SENAR são voltados para produtores e trabalhadores rurais, ou pessoas interessadas em se profissionalizar, e ainda existem vagas abertas para o curso de “Viveirista – Horticultura I e II” a ser realizado no mês de novembro. Os interessados devem entrar em contato com o Departamento Municipal do Meio Ambiente à Rua Pedro de Toledo, 779-C, fundo da Casa da Lavoura portando cópia do RG e CPF.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE
Em parceria com o Departamento Municipal do Meio Ambiente, os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente da ETEC Elias Nechar em Catanduva, já realizaram diversos trabalhos de Educação Ambiental nas Escolas municipais, além de um atendimento e pesquisa junto à comunidade em relação aos trabalhos realizados pelo poder Público.
Segue abaixo alguns clicks da participação dos Técnicos na cidade:
Segue abaixo alguns clicks da participação dos Técnicos na cidade:
FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA E VOLUNTÁRIOS REVITALIZAM JARDIM DE ESCOLA
Nesta última semana, funcionários e voluntários, revitalizaram jardim na EMEI “Profª Shirley Ap.Furlan Aleixo”, no bairro Jd. da Torre. Crianças do bairro que passavam pelo local aprenderam a plantar, divertiram o ambiente e foram de grande ajuda na finalização do canteiro. No local foram plantadas flores de diversas cores que irão embelezar ainda o ambiente.
DIFICULDADES NA ARBORIZAÇÃO URBANA
São indiscutíveis os benefícios que as árvores proporcionam para a qualidade de vida na cidade. Além de embelezar o ambiente elas tem papel fundamental reduzindo diversos tipos de poluição, tais como poluição do ar, da água, do solo, visual e sonora. Elas absorvem o gás carbônico gerado por pessoas, fábricas, lixo, automóveis, e nos devolvem o oxigênio, tão essencial à vida.
Suas copas densas funcionam como barreiras contra ruídos, ventos, água e luz, e servem de refúgio em dias de sol escaldante ou chuvosos, e para moradia de diversas espécies de pássaros.
No entanto, apesar de todas estas qualidades, as árvores são deixadas em segundo plano, com a desculpa de que irão destruir calçadas, calhas, muros, encanamentos, fiações elétricas ou então provocarão sujeira nas ruas e até mesmo acidentes com a queda dos frutos e galhos. Em geral os problemas relacionados com árvores e seus “pontos negativos” estão intimamente ligados ao mau manejo, escolha de espécies inadequadas, plantio em locais impróprios e de maneira errada, sufocando as raízes e abafando as copas. Todas estas dificuldades podem ser facilmente evitadas com um bom planejamento urbano e conscientização por parte da comunidade local.
Se uma planta recebe os cuidados necessários desde o momento de seu plantio ela crescerá sadia, evitando assim a sua extração no futuro. A poda só deve ser feita para condução e por profissionais qualificados possibilitando um bom estado fito sanitário.
O Departamento Municipal do Meio Ambiente pede a colaboração por parte dos munícipes, podadores e funcionários municipais para cuidarmos melhor das nossas árvores, e das mudas que foram plantadas, para que futuramente elas nos tragam melhor qualidade de vida.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
21 de setembro – Dia da Árvore
Para comemorar o dia da Árvore, O Departamento Municipal do Meio Ambiente organizou um plantio coletivo nos passeios públicos além da distribuição de mudas, enfatizando a importância da Arborização Urbana.
Alunos das escolas municipais – EMEF Inácio da Costa, EMEF Maria Apparecida Nelli, EMEF José Cardoso de Mattos, EMEI Magdalena Carpi Beggiato e Creche de Nova Cardoso, participaram de uma aula sobre Arborização Urbana e auxiliaram no plantio.
Participaram também do evento funcionários da Delegacia de Polícia, da Casa da Agricultura, da ABPEL, dos PSFs e representantes do COMDEMA, além da fundamental ajuda dos funcionários do Departamento de Obras e Serviços Claudecir e Durval.
O plantio foi realizado no passeio público da Delegacia de Polícia, à Rua José Belarmino, e da Casa da Agricultura, trecho da Rua Pedro de Toledo. As mudas são da espécie “Alfeneiro” e possuem altura superior a 1,80 m, a partir do solo, permitindo assim seu rápido desenvolvimento.
Os efeitos da arborização urbana atuam diretamente sobre o conforto humano no ambiente por meio das características naturais das árvores, proporcionando uma qualidade de vida melhor, esse é o objetivo do plantio realizado no município.
Confira os Clicks do evento:
Assinar:
Postagens (Atom)