Nesta edição do Jornal vamos conhecer mais uma espécie arbórea do município. A segunda espécie a ser apresentada é a “Lofântera da Amazônia”, de origem nativa e que se encontra no passeio público na Rua Pedro de Toledo, em frente ao número 65 e na Nova Cardoso no perímetro urbano, lado esquerdo da Vicinal Itajobi-Nova Cardoso.
Lofantera, lofantera-da-amazônia
Lophantera lactescens
Nova Cardoso
Rua Pedro de Toledo
Característica: é uma árvore muito exuberante com seus cachos de flores pendentes. Apresenta copa de forma cônica ou piramidal. Tem grande utilização paisagística, devido ao seu espetacular aspecto quando florida. Apresenta crescimento moderado e é adequada para plantio isolado ou em grupos, embelezando parques e jardins, assim como na recuperação de áreas degradadas, principalmente próximas a rios e lagos. As lofânteras devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, úmido e enriquecido com matéria orgânica. Planta tipicamente tropical, não se desenvolve bem em climas frios.
Produção de Mudas: Multiplica-se por sementes.
Florescimento: de março a agosto.
Frutificação: de setembro a outubro.
Gostou da espécie? O Departamento Municipal do Meio Ambiente disponibiliza mudas gratuitas para todos que desejam plantá-las nas suas calçadas.
Moradores do Distrito de Nova Cardoso também podem buscar suas mudas na EMEF José Cardoso de Mattos.
Departamento Municipal do Meio Ambiente
Rua Pedro de Toledo, 779-C - Centro
Fundo da Casa da Lavoura
Tel.: (17) 3546-2427