Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

EMEF “José Cardoso de Mattos” realiza atividades em comemoração a SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A EMEF”José Cardoso de Mattos” sob a coordenação da professora de ciências Mirla Gonçalves Franco de Azevedo desenvolveu um projeto sobre saúde, meio ambiente e qualidade de vida , no  qual foram realizadas  atividades relacionadas à preservação e conservação do meio ambiente.A culminância do projeto aconteceu  no salão da escola com a exposição dos trabalhos, vídeo educativo e um teatro.O referido projeto teve as etapas realizadas por grupos de alunos de cada ano, sendo que:
6º Ano AàRealizou a apresentação de teatro com a peça “Deu a louca nos contos de Fadas”, cujo tema englobava questões ambientais e também preparou receitas de bolo ecológico( com casca de frutas) que foi distribuído a todos os presentes no evento.
7º Ano Aà Plantaram e doaram mudas de feijão.
8ºs anosàConfecção de objetos com materiais ecológicos, confecção de cartazes informativos, organização do dia do meio-ambiente.
9º Ano Aà Confecção de detergente biodegradável a partir de óleo usado, engarrafamento, adesivo e distribuição de amostras para os presentes.Assim as atividades foram expostas no dia 10 de junho para conscientizar sobre o cuidado que devemos ter com o meio ambiente.





PRAÇA VALDEMAR FERREIRA GANHA MAIS 150 MUDAS PLANTADAS POR ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

O Departamento Municipal do Meio Ambiente em parceria com a EMEF “Maria Apparecida Nelli” realizou no último dia 15 um plantio de 150 mudas nativas, necessárias para a reposição arbórea na Praça Valdemar Ferreira (Praça da Paz). Foram plantadas diversas espécies de acordo com a umidade do terreno, como Dedaleiro, Falso barbatimão, Sangra d’água, Pau-formiga, Canelinha, dentre outras. Os alunos do 6º ano D, acompanhados pela Professora Elieni Quirino de Souza, colocaram em prática o aprendizado sobre a importância das árvores nas Áreas de Preservação Permanente – APP - além de se divertirem observando a fauna existente em nosso rio. O plantio é um exemplo de atitude que ajuda o meio ambiente e transforma o planeta.
O Departamento de Meio Ambiente mais uma vez agradece a parceria com as escolas da rede municipal e pede o apoio da comunidade em zelar pelas mudas que já nos trazem grandes benefícios.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Itajobi trabalha todos os anos em parceria com as escolas de ensino infantil, fundamental e médio atividades com o tema “Educação Ambiental” com o objetivo de mostrar aos alunos e a comunidade a responsabilidade que temos em preservar o Meio Ambiente em que vivemos.
As atividades foram diversas, com ensino infantil e fundamental foram realizadas desde palestras, redações, plantios de árvores nas escolas e em praça pública, visitas monitoradas a espaços de educação ambiental a confecção de materiais recicláveis. Já com o ensino médio foram trabalhadas palestras e a agenda 21.
Os projetos ambientais que englobam a comunidade como o “De Olho no Óleo”, doação de mudas para Arborização Urbana, apoio à Mata Ciliar, e reciclagem, continuam e necessitam do apoio da população para o seu sucesso.
O Município recebeu a doação de mudas nativas e frutíferas da Usina Itajobi, sendo estas repassadas a proprietários rurais e população.
Agradecemos as escolas e a todos que fazem destes trabalhos possíveis, ajudando assim a manter o Município Verde Azul.
Confira algumas fotos da Semana do Meio Ambiente no nosso município:

Doação de Mudas:

EMEJA Maria Conceição Carvalhaes Duarte Preparo do Sabão biodegravdável


EMEF Inácio da Costa
Visitas Monitoradas e confecção de materiais e cartazes





EMEF Maria Apparecida Nelli
Plantio Praça Valdemar Ferreira



CEMEI Jesus Menino
Apresentações



EMEF "JOSE CARDOSO DE MATTOS"
Apresentações, produção de sabão biodegradável, produção de mudas


 

AGUARDE AS FOTOS DA EMEI "PROFª SHIRLEY AP. FURLAN ALEIXO" E O "PROJETO GOLFINHO", QUE REALIZARAM ÓTIMOS TRABALHOS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Até quando a Terra aguenta?

Pesquisadores afirmam que o aquecimento global causará uma catástrofe planetária, resta saber em que grau.
Lembra daquela sensação estranha que boa parte das pessoas sentia na década passada de que as agressões ambientais iriam provocar alguma resposta do planeta, mas ninguém sabia exatamente quando e como?
Pois é: para a maioria dos pesquisadores, a Terra já começou a dar sinais de que está respondendo às agressões ao ambiente. No momento, a ameaça maior como você está cansado de saber é o aquecimento global. O 4º relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, (IPCC, na sigla em inglês), divulgado em maio passado, revela que o problema já está entre nós e tem causado mudanças no clima e na vegetação em vários continentes.Poucos, mesmo dentre os cientistas do clima e ecologistas, parecem perceber plenamente a gravidade potencial, ou a iminência, do desastre global catastrófico, alerta o cientista britânico James Lovelock, que ficou famoso na década de 1970 por ter concebido a Teoria de Gaia, que trata a Terra como um organismo vivo.
Em seu livro A Vingança de Gaia, ele diz que a questão não é mais se vai ou não acontecer uma catástrofe e tão simplesmente qual será o tamanho do estrago. É preciso esclarecer que, para os cientistas, o que está sob ameaça não é o planeta físico em si. Afinal, a Terra já sobreviveu a pelo menos 5 cataclismos no passado.
Tampouco é provável que nossa espécie inteira venha a ser extinta. O que está em xeque é a civilização, diz James Lovelock. Somos resistentes, e seria preciso mais do que essa catástrofe climática prevista para eliminar todos os casais de seres humanos em condições de procriar, reconhece o cientista britânico. Ainda assim, ele diz que as perspectivas são sombrias e que, ainda que consigamos reagir com sucesso, passaremos por tempos difíceis como em uma guerra, sendo levados ao limite.
Apesar do aquecimento estar batendo em nossa porta, ainda há cientistas que apostam na capacidade de recuperação da própria Terra. A questão é: o que há de exagero e o que há de verdade nesses relatórios. Até alguns anos atrás, o maior ataque às previsões catastróficas feitas pelos ambientalistas foi feito pelo estatístico dinarmaquês Bjorn Lomborg, autor do livro O Ambientalista Cético, escrito no início da década. De lá para cá, o número de pesquisadores que se arriscam a fazer previsões otimistas têm diminuído bastante. Na melhor das hipóteses, eles prevêem que o aumento da temperatura no planeta causará, sim, danos ao ambiente.
Mas nada comparado aos efeitos especiais das devastações dos filmes de Hollywood. Já para os ambientalistas que se consideram realistas, as conseqüências serão dramáticas e podem ser concretizadas já nas próprias décadas. Elas incluem a elevação do mar entre 9 e 88 centímetros, a desertificação de grandes áreas, falta crônica de água e a extinção de mais de um terço de todas espécies que vivem no planeta.
Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/ver/ate_quando_a_terra_aguenta.html

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DO SENAR EM ITAJOBI

Senar e Sindicato Rural de Catanduva em parceria com o Departamento do Meio Ambiente abrem inscrições para diversos cursos no município
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, traz para Itajobi no ano de 2011, 06 cursos que deverá atender produtores e trabalhadores rurais, ou pessoas interessadas em se profissionalizar. As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas no Departamento Municipal do Meio Ambiente, localizado à Rua Pedro de Toledo, 779-C, fundo da Casa da Lavoura. Os interessados deverão portar cópia do RG e CPF.  Segue o resumo dos cursos:
·         DOMA RACIONAL
Objetivo: Domar os equinos e muares pelo Método Racional.
Pré-requisitos: ter idade mínima de 16 anos, ter cursado a 4ª serie do 1º grau.

·       RÉDEAS
Objetivo: Adestrar equídeos utilizando as técnicas de Rédeas.
Pré-requisitos: ter idade mínima de 16 anos, ter participado de um curso de doma racional, ter cursado a 4ª serie do 1º grau.

·       PROCESSAMENTO ARTESANAL DE OLERICOLAS
Objetivo: Transformar olerícolas, por meio de técnicas artesanais, para consumo familiar.
Inclui no curso, aspectos de saúde, grupos alimentares, valor nutricional, características vegetais, produção de picles misto e especiais, massa de tomate ou molho pronto, pasta de alho, vinagre aromático e azeite aromático, produtos em azeite ou antepastos.
Pré-requisitos: ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado.

·       VIVEIRISTA - HORTICULTURA - PLANTIO (MÓDULO I)
Objetivo: Efetuar o plantio de sementes e mudas de horticultura, em viveiros.
Pré-requisitos: ter idade mínima de 16 anos, ter cursado a 4ª serie do 1º grau.

·       VIVEIRISTA - HORTICULTURA - MANEJO (MÓDULO II)
Objetivo: Manejar mudas de horticultura em viveiros.
Pré-requisitos: ter idade mínima de 16 anos, ter cursado a 4ª serie do 1º grau.

·         PROCESSAMENTO ARTESANAL DE LEITE
Objetivo: Transformar o leite em queijos, iogurtes, manteiga e doce de leite, por meio de técnicas artesanais, para consumo familiar.
Pré-requisitos: ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado.


AS INSCRIÇÕES SÃO LIMITADAS! NÃO PERCA!