Então preste atenção, aqui vão algumas dicas para você ficar em dia com a sua consciência e também com o planeta!
Calcula-se que cada pessoa produz, em média, 1,5 kg de resíduos por dia. Tudo isto pesa na destruição do meio ambiente e na economia do planeta. No Brasil, cerca de 38% do papel, 36% do vidro e 62% do alumínio gerados já são reciclados.
Nós podemos começar a aumentar estes números adotando atitudes sustentáveis que beneficiem não só o indivíduo, mas também o coletivo.
Uma das primeiras práticas sustentáveis é o consumo consciente. Prefira produtos duráveis, com os selos de certificação ambiental, que sejam realmente adequados às suas necessidades e evitar a troca por causa de modismos.Pratique os três “R's”:
- reduzir a quantidade de resíduos;
- reutilizar materiais e aproveitar toda a vida útil do produto;
- reciclar
Reciclar pode parecer complicado, mas é uma das práticas que mais precisam ser estimuladas, pois o acúmulo de lixo causa impactos desastrosos e muitas vezes irreversíveis ao meio ambiente.
Lixo reciclável
Reciclar é mais fácil do que parece. Duas embalagens em casa já bastam, uma para orgânicos e outra para recicláveis – papéis, metais, plásticos e vidros – você só precisa remover os restos de comida antes de descartá-los.
Vale lembrar: cada 50 Kg de papel reciclado poupam o corte de uma árvore e a reciclagem de uma tonelada de plástico economiza 130 quilos de petróleo.
Lixo orgânico
Ele representa de 40 a 60% do total de resíduos. Combater o desperdício é a melhor maneira de reduzirmos esse volume. Quando for às compras, pense no cardápio da semana e na data de validade dos produtos adquiridos. Você também pode transformar sobras de alimentos em sopas, bolinhos, geléias e compotas. Outra opção é fazer a compostagem do lixo orgânico, transformando-o em adubo para as plantas de canteiros e vasos.