Educação ambiental tem como objetivo a disseminação do conhecimento sobre o Meio Ambiente, a fim de ajudar na sua preservação e na sustentabilidade dos recursos naturais.
Ela ensina-nos como agirmos perante as questões ambientais e a ter consciência, de que temos que cuidar do meio ambiente como um bem precioso e frágil.
Os aspectos primordiais relacionados ao desenvolvimento social e ao meio ambiente, tais como população, saúde, paz, direitos humanos, democracia, fome, degradação da flora e fauna, devem ser abordados, com intuito de auxiliar as ações municipais.
Os problemas ambientais não acontecem apenas em municípios de grande porte, já é realidade também nas pequenas cidades de todos os estados brasileiros, daí a importância da Educação Ambiental para a população, pois, ela vai orientar o cidadão no destino correto de cada resíduo e no uso sustentável da água, energia etc.
O controle de podas e extrações, a reciclagem e reutilização de materiais, a coleta de resíduos, a proibição de queimadas e outras atitudes são algumas das ações sustentáveis desenvolvidas no município que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
A contribuição de cada morador é fundamental para o desenvolvimento das atividades ambientais locais e para as futuras gerações que tem o direito de usufruir de bens naturais como hoje usufruímos.
Convido vocês a refletir: “Que Planeta queremos deixar para as gerações futuras?”