Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

segunda-feira, 20 de maio de 2013


O Instituto Iagua, representado pela engenheira Silvia Batista e o engenheiro Rodrigo Lopes, estiveram na última quinta-feira, dia 16, reunidos no auditório da DEMEC - Diretoria Municipal de Educação e Cultura, com vereadores, secretários e representantes de associações e da sociedade civil organizada para dar inicio aos debates de elaboração do Projeto de Lei Complementar que define a elaboração do Plano Diretor Participativo de Itajobi. 
A equipe do Instituto Iagua esteve em Itajobi para conduzir a 3° Visita Técnica e abrir as discussões dos temas que definem o Projeto de Lei Complementar para a elaboração do Plano Diretor de Itajobi. O documento será a base e estará norteando as ações do Poder Público, e de todos os setores ligados ao Meio Ambiente, Infra-estrutura, Geração de Renda, Saúde, Educação e Inclusão Social.
Após a apresentação da pauta da reunião para a definição do projeto de Lei foram recebidas as opiniões apresentadas pelos presentes, realizada a chamada ‘Leitura Comunitária’ dos assuntos abordados e feito o encerramento das atividades da terceira etapa de construção do Plano Diretor de Itajobi.






17 DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

PENSE NISSO E COLABORE.....


Itajobi participa do Projeto de Apoio à Gestão Integrada de Resíduos Municipais – GIREM

  Durante os dias 14 e 15 de maio, a Presidente do COMDEMA Rosângela Gomes e a Educadora Ambiental Janina Toledo, estiveram na cidade de Lins para a Oficina do Projeto de Apoio à Gestão Integrada de Resíduos Municipais – GIREM, que consiste no apoio técnico aos municípios paulistas com até 100.000 habitantes, que não estejam inseridos em regiões metropolitanas, na elaboração, aperfeiçoamento e adequação de seus Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
  Para isso, foram realizadas capacitações dos gestores municipais em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal – CEPAM, em diversas oficinas regionais que se estenderão até 2014.
  Em 2012, foram realizadas 15 oficinas, que contaram com a participação de aproximadamente 250 prefeituras; e para 2013 estão previstas 20 oficinas, que se realizarão entre os meses de maio a setembro, tendo por objetivo a Análise dos Diagnósticos e Introdução ao Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos.
  As dificuldades que, reconhecidamente, grande parte dos municípios enfrenta em áreas técnicas, de planejamento e gestão, principalmente, aqueles de pequeno porte populacional, exigem atenção, apoio e assistência por parte do poder público estadual.
  Nesse sentido, que a Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Decreto 57.817/2012, que instituiu o Programa Estadual de Implementação de Projetos de Resíduos Sólidos, por meio de sua Coordenadoria de Planejamento Ambiental – CPLA, tem atuado em várias vertentes concernentes aos resíduos sólidos.









quinta-feira, 9 de maio de 2013

RESOLUÇÃO QUE ABORDA COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É INSERIDA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Segue abaixo a  Resolução publicada em site oficial da Prefeitura de Itajobi:


pág.1



pág 2.