O prefeito Gilberto Roza, juntamente com as responsáveis pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, Amabile Polimeno e Janina Maria Martucci Barros de Toledo, reuniu no final da tarde na última quarta-feira, dia 28, os diretores e coordenadores de todos os demais Departamentos Municipais para dar a largada para o processo que visa manter o município de Itajobi entre os municípios do Estado de São Paulo com a certificação oficial do Programa Município Verde Azul.
Na oportunidade as responsáveis pelo Departamento de Meio Ambiente e interlocutoras do programa, Amabile e Janina, mobilizaram os diretores em torno do objetivo de cumprir, dentro das condições e recursos municipais disponíveis, as diretivas do Programa Município Verde Azul, estabelecidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, criadora do programa.
“O programa avalia o desempenho das localidades em diretrizes como esgoto tratado, lixo mínimo, arborização urbana e educação ambiental, entre outros”, disse Amabile, ao destacar que neste ano, mais de seiscentos municípios deverão participar do Programa Município Verde Azul que tem como foco a preservação de recursos naturais e o desenvolvimento de programas de educação ambiental.
Para garantir que Itajobi concorra ao certificado Município Verde Azul em condições de se manter entre os municípios melhores classificados, o prefeito Gilberto Roza determinou que os diretores e coordenadores apoiassem as ações das interlocutoras do programa, Amabile e Janina.
“Seguir o plano de ação desenvolvido pelas interlocutoras é fundamental para atingir as metas relativas às diretivas do programa”, disse o prefeito, ao destacar que com o cumprimento das diretivas estará sendo garantido o desenvolvimento sustentável com qualidade de vida da população. “Mais do que participar do programa e cumprir suas diretrizes, importantes dispositivos para o desenvolvimento sustentável do município, queremos utilizar essa grande estratégia para garantir a qualidade de vida da população”.