Itajobi foi sede na última quinta-feira, dia 21, da Reunião Regional do Programa Município Verde Azul. O município foi escolhido pela Secretária Estadual de Meio Ambiente, para ser a sede regional da reunião do Programa Município Verde Azul por ter conquistado a 14° colocação no ranking em 2014, melhor classificação entre os 67 municípios que integram as Bacias Hidrográficas do Tietê/Batalha e Tietê/Jacareí.
Em oito anos de existência do Programa, essa foi a primeira vez que um município do Noroeste do Estado de São Paulo foi escolhido para sediar a Reunião Regional do Programa Município Verde Azul.
O encontro contou com a participação do prefeito Gilberto Roza, do prefeito da cidade de Pongai, Adilson Brumati, da vereadora de Itajobi, Neli Cardoso, do técnico da Secretária Estadual de Meio Ambiente, José Ricardo Lopes, do tenente Luciano do Corpo de Bombeiros de Catanduva e do especialista Ambiental da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais do Estado, Edson Albarezi e dos interlocutores municipais dos 67 municípios que compõem as Bacias Hidrográficas do Tietê/Jacareí e Tietê/Batalha.
O encontro teve o sentido de capacitação e com o objetivo de explicar os critérios para avaliação das 10 diretivas do Programa Município Verde Azul nesse ano de 2015.
A capacitação foi conduzida pelo técnico da José Ricardo Lopes, que teve como palestrante o tenente Luciano do Corpo de Bombeiros de Catanduva, falando sobre ‘Cidades Resilientes’, projeto da Defesa Civil, exigido na Diretiva ‘Cidade Sustentável’. Na seqüência foi a vez do especialista Ambiental da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais do Estado, Edson Albarezi, que explicou sobre a diretiva ‘Biodiversidade’ e o ‘Cadastro Ambiental Rural’. E, para finalizar, já no período da tarde, os especialistas em Políticas Públicas da Secretaria de Gestão Pública de São Paulo, Fernando Meloni e João Marcelo de Souza Gomes, abordaram o Tema ‘Transparência Pública’.
De acordo com a responsável pelo Departamento do Meio Ambiente, Amabile Polimeno, o evento tem como objetivo, expor as normas que deverão ser cumpridas pelos municípios paulistas, de acordo com a publicação no Diário Oficial do Estado da Resolução 26 da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, de 28 de abril.