O Departamento do Meio Ambiente foi procurado duas vezes na última semana pela Polícia Ambiental, que cobrou providências de algumas irregularidades ambientais no município.
O poder público está envolvido a fazer as modificações necessárias para melhorar a qualidade de vida no município e manter o Selo Verde Azul, Certificado que os municípios recebem todos os anos, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, pelo trabalho ambiental desenvolvido. Itajobi recebeu o primeiro o Selo Verde Azul em 2010.
Este trabalho envolve toda a administração, os departamentos da Educação e Cultura, da Saúde, da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, de Obras e Serviços, de Engenharia, o próprio Meio Ambiente e a população.
Em reunião no Gabinete, com representantes dos Departamentos, buscou-se soluções para os problemas: reciclagem, lixos, criadouros de dengue, limpeza de terrenos.
Decidiu-se que o trabalho será realizado junto à população orientando-a para separar e armazenar o lixo corretamente, respeitar o cronograma de coleta seletiva, de entulhos e galhos, e do armazenamento e destinação correta do óleo usado.
Outro problema é o lixo nas estradas e saídas da cidade. Informamos que não temos mais aterro (lixão) no município, e que o lixo recolhido na cidade é encaminhado para a destinação correta em Aterro Sanitário de Catanduva. Todo material que não estiver no local certo se torna lixo e acarreta problemas de saúde pública.
Não adianta armazenar os recicláveis sem protegê-los, é proibido jogar lixo nas estradas, terrenos baldios, praças e rios, pois atrapalha vizinhos, atrai insetos, causa doenças.
O Município tem lei que Proíbe a Queimada Urbana, pois a fumaça e o fogo causam doenças respiratórias à população, além das fagulhas que sujam as residências.
O lixo é de responsabilidade de cada morador, o Poder Público busca soluções junto a população orientando para não penalizá-las futuramente, através de multas.
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