Segue abaixo alguns clicks da participação dos Técnicos na cidade:
Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE
Em parceria com o Departamento Municipal do Meio Ambiente, os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente da ETEC Elias Nechar em Catanduva, já realizaram diversos trabalhos de Educação Ambiental nas Escolas municipais, além de um atendimento e pesquisa junto à comunidade em relação aos trabalhos realizados pelo poder Público.
Segue abaixo alguns clicks da participação dos Técnicos na cidade:
Segue abaixo alguns clicks da participação dos Técnicos na cidade:
FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA E VOLUNTÁRIOS REVITALIZAM JARDIM DE ESCOLA
Nesta última semana, funcionários e voluntários, revitalizaram jardim na EMEI “Profª Shirley Ap.Furlan Aleixo”, no bairro Jd. da Torre. Crianças do bairro que passavam pelo local aprenderam a plantar, divertiram o ambiente e foram de grande ajuda na finalização do canteiro. No local foram plantadas flores de diversas cores que irão embelezar ainda o ambiente.
DIFICULDADES NA ARBORIZAÇÃO URBANA
São indiscutíveis os benefícios que as árvores proporcionam para a qualidade de vida na cidade. Além de embelezar o ambiente elas tem papel fundamental reduzindo diversos tipos de poluição, tais como poluição do ar, da água, do solo, visual e sonora. Elas absorvem o gás carbônico gerado por pessoas, fábricas, lixo, automóveis, e nos devolvem o oxigênio, tão essencial à vida.
Suas copas densas funcionam como barreiras contra ruídos, ventos, água e luz, e servem de refúgio em dias de sol escaldante ou chuvosos, e para moradia de diversas espécies de pássaros.
No entanto, apesar de todas estas qualidades, as árvores são deixadas em segundo plano, com a desculpa de que irão destruir calçadas, calhas, muros, encanamentos, fiações elétricas ou então provocarão sujeira nas ruas e até mesmo acidentes com a queda dos frutos e galhos. Em geral os problemas relacionados com árvores e seus “pontos negativos” estão intimamente ligados ao mau manejo, escolha de espécies inadequadas, plantio em locais impróprios e de maneira errada, sufocando as raízes e abafando as copas. Todas estas dificuldades podem ser facilmente evitadas com um bom planejamento urbano e conscientização por parte da comunidade local.
Se uma planta recebe os cuidados necessários desde o momento de seu plantio ela crescerá sadia, evitando assim a sua extração no futuro. A poda só deve ser feita para condução e por profissionais qualificados possibilitando um bom estado fito sanitário.
O Departamento Municipal do Meio Ambiente pede a colaboração por parte dos munícipes, podadores e funcionários municipais para cuidarmos melhor das nossas árvores, e das mudas que foram plantadas, para que futuramente elas nos tragam melhor qualidade de vida.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
21 de setembro – Dia da Árvore
Para comemorar o dia da Árvore, O Departamento Municipal do Meio Ambiente organizou um plantio coletivo nos passeios públicos além da distribuição de mudas, enfatizando a importância da Arborização Urbana.
Alunos das escolas municipais – EMEF Inácio da Costa, EMEF Maria Apparecida Nelli, EMEF José Cardoso de Mattos, EMEI Magdalena Carpi Beggiato e Creche de Nova Cardoso, participaram de uma aula sobre Arborização Urbana e auxiliaram no plantio.
Participaram também do evento funcionários da Delegacia de Polícia, da Casa da Agricultura, da ABPEL, dos PSFs e representantes do COMDEMA, além da fundamental ajuda dos funcionários do Departamento de Obras e Serviços Claudecir e Durval.
O plantio foi realizado no passeio público da Delegacia de Polícia, à Rua José Belarmino, e da Casa da Agricultura, trecho da Rua Pedro de Toledo. As mudas são da espécie “Alfeneiro” e possuem altura superior a 1,80 m, a partir do solo, permitindo assim seu rápido desenvolvimento.
Os efeitos da arborização urbana atuam diretamente sobre o conforto humano no ambiente por meio das características naturais das árvores, proporcionando uma qualidade de vida melhor, esse é o objetivo do plantio realizado no município.
Confira os Clicks do evento:
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
PROJETOS GOLFINHO E GOTA DE LUZ PARTICIPAM DE REVITALIZAÇÃO DO MINI- CAMPO
Nesta semana, a Prefeitura Municipal, está finalizando os trabalhos de revitalização do mini-campo, ao lado da quadra “Waldemar De Falco” efetuando o plantio de espécies em substituição de algumas árvores, que colocavam em risco a segurança pública.
A ação contou com a participação dos Projetos “Golfinho” e “Gotas de Luz”, iniciando as comemorações do Dia da Árvore. As mudas plantadas são da espécie denominada “alfeneiro de rua” e já possuem altura de aproximadamente 2 metros com intuito de proporcionar rápido desenvolvimento de todos os elementos necessários de uma planta e melhor sombra.
Agradecemos aos participantes dos projetos e seus monitores que além de ajudarem no plantio de revitalização, ainda se comprometeram a irrigar todos os dias as mudas garantindo a saúde das árvores e trazendo mais lazer e qualidade de vida à população.
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
CONHEÇA NOSSAS ÁRVORES 11
Nesta edição você conhecerá a espécie nativa, de importância para a arborização urbana, e de grande valor ecológico que infelizmente não é encontrada constantemente nas calçadas de nosso município. A “Sibipiruna” é um exemplo de espécie que deve ser cultivada nas calçadas de nossa cidade por não possuir raízes agressivas.
É conhecida como árvore “Patriota”, pois sua floração inicia-se na semana da Pátria e suas cores lembram o verde e amarelo da Bandeira Nacional. O exemplar da foto se encontra na calçada da Escola Ruth Dalva Ferraz Farão esquina com o Departamento de Obras e Serviços (Almoxarifado).
Sibipiruna
Caesalpinia peltophoroides
Fonte: Departamento de Meio Ambiente de Itajobi
Loca: EE Profª Ruth Dalva Ferraz Farão
Característica: Flores amarelas dispostas em cachos cônicos e eretos. Possui copa arredonda é recomendada para projetos paisagísticos urbanos e reflorestamento pelo seu rápido crescimento e grande poder germinativo. Pode viver por mais de 100 anos se bem cuidada e respeitada sua estrutura se caso for comprovada a necessidade de poda. É muito confundida com o pau-brasil e o pau-ferro, pela semelhança da folhagem. Produz sombra considerável, reduzindo a radiação solar em 88,5%.
Altura: de 8 a 16 metros.
DAP (Diâmetro na Altura do Peito): tronco de 30 a 40 centímetros.
Produção de mudas: Sementes, logo que colhidas.
Floração: setembro a novembro
Frutificação: julho a setembro
Assinar:
Postagens (Atom)