Nesta edição você conhecerá a espécie nativa, de importância para a arborização urbana, e de grande valor ecológico que infelizmente não é encontrada constantemente nas calçadas de nosso município. A “Sibipiruna” é um exemplo de espécie que deve ser cultivada nas calçadas de nossa cidade por não possuir raízes agressivas.
É conhecida como árvore “Patriota”, pois sua floração inicia-se na semana da Pátria e suas cores lembram o verde e amarelo da Bandeira Nacional. O exemplar da foto se encontra na calçada da Escola Ruth Dalva Ferraz Farão esquina com o Departamento de Obras e Serviços (Almoxarifado).
Sibipiruna
Caesalpinia peltophoroides
Fonte: Departamento de Meio Ambiente de Itajobi
Loca: EE Profª Ruth Dalva Ferraz Farão
Característica: Flores amarelas dispostas em cachos cônicos e eretos. Possui copa arredonda é recomendada para projetos paisagísticos urbanos e reflorestamento pelo seu rápido crescimento e grande poder germinativo. Pode viver por mais de 100 anos se bem cuidada e respeitada sua estrutura se caso for comprovada a necessidade de poda. É muito confundida com o pau-brasil e o pau-ferro, pela semelhança da folhagem. Produz sombra considerável, reduzindo a radiação solar em 88,5%.
Altura: de 8 a 16 metros.
DAP (Diâmetro na Altura do Peito): tronco de 30 a 40 centímetros.
Produção de mudas: Sementes, logo que colhidas.
Floração: setembro a novembro
Frutificação: julho a setembro
Nenhum comentário:
Postar um comentário