Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATENDEM TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

A Diretoria Municipal de Educação e Cultura em parceria com o Meio Ambiente se preocupam em realizar aulas teóricas e práticas com o tema “Educação Ambiental”, para todas as escolas municipais. O intuito do projeto é conscientizar os alunos, que são os agentes multiplicadores da comunidade, sobre a preservação do Meio Ambiente, com foco para as ações ambientais locais.
A Educação Ambiental é trabalhada de forma transversal, e conta com o apoio de um grupo de educadoras ambientais que são responsáveis por cada escola municipal, auxiliando os professores na realização das aulas de acordo com o ano e a idade.
O grupo é formado por 3 educadoras, que somam suas ideias aos trabalhos dos professores em sala de aula: Andrezza Nair Ferreira (Educadora Ambiental das Escolas Infantis), Izildinha Aparecida Sambrano (Educadora Ambiental do EMEF Inácio da Costa) e Janina Maria Martucci Barros de Toledo (Coordenadora das Escolas de Ensino Fundamental II). Todas as atividades seguem o Calendário Municipal de Datas Comemorativas Ambientais, que são realizadas assiduamente por todos os professores da Rede Municipal de Ensino.
De acordo com os projetos desenvolvidos e em parceria com a APTA - Polo Regional Centro Norte (Fazenda Experimental de Pindorama), os alunos do 8° ano C da EMEF José Cardoso de Mattos, participaram da visita monitorada na propriedade e aprenderam sobre preservação do solo, erosão, melhoramento genético de culturas agrícolas, bacia hidrográfica e meio ambiente. A visita contou com a presença dos professores de ciências Elieni Quirino de Souza e Claúdio Morinaga e com a educadora ambiental Janina.
A DMEC já agendou para a próxima segunda-feira, dia 14, durante o HTPC, uma palestra de Educação Ambiental, com o jornalista Luis Roberto Tizoco, que ira capacitar professores do 1° ao 5° ano da Rede Municipal de Ensino.
Outras capacitações acontecerão durante o ano letivo para professores e alunos, pois a Educação Ambiental é o meio do qual indivíduo e coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população.












Nenhum comentário:

Postar um comentário