Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

22 de Novembro: Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo

22 de Novembro: Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo


O valor desperdiçado anualmente pelo Brasil por não realizar a coleta seletiva em todos os 5.556 municípios chega a marca de R$ 10 bilhões. Podemos nos orgulhar por Itajobi já possuir a coleta de recicláveis separada dos resíduos orgânicos, mas é interessante fazermos a nossa parte dentro de casa para que esses resíduos possam ser reaproveitados corretamente, evitando que o aterro sanitário receba toneladas de materiais que poderiam estar sendo reutilizados.
 Veja abaixo as dicas que podem te ajudar a organizar o lixo em casa e facilitar a gestão dos resíduos sólidos:
1. Separe lixo orgânico de lixo inorgânico: Na hora de separar o lixo pegue o guardanapo usado e limpe o prato. Assim você junta toda a comida que vai virar lixo orgânico em um único lugar, além de economizar água na hora de lavar.
2. Higienize as embalagens: Passe rapidamente uma água nas latinhas de cerveja, refrigerante, iogurte, garrafa PET, caixa de leite e outras embalagens de alimentos. Dessa forma você evita o acúmulo de ratos, baratas e insetos que são atraídos por objetos sujos e permite que sejam reutilizadas, pois se encontram em bom estado.
3. Diminua o tamanho do lixo: Separe papéis e caixas de papelão, rasgue-os em pedaços ou empilhe as folhas, pois o papel amassado ocupa menos espaço, além de facilitar o trabalho do catador de lixo.
4. Amasse as latinhas, e as garrafas PET: Quando possível amasse estes materiais, assim você economiza espaço em casa e contribui para a gestão da coleta seletiva.
5. Seque as embalagens: Crie o hábito de secar embalagens tetrapak após o uso e dobre sempre que possível a fim de ocupar menos volume.
6. Separe o óleo de cozinha: Depois de usar o óleo em frituras, armazene em garrafas PET ou galões de 5 litros e procure os postos de coleta de recolhimento de óleo, na cidade. Além de evitar o entupimento do encanamento da residência, a prática contribui para a produção de sabão de limpeza e biodiesel realizado por empresas especializadas.
7. Embale os resíduos: Certifique-se de que o plástico seja firme para que o lixo não rasgue quando o lixeiro ou catador for transportá-los.
8. Jogue lixo no local correto: Deposite seus resíduos nas lixeiras, se deixá-los pelas ruas, animais e pessoas podem rasgá-los, espalhá-los e poluir as vias públicas.
9. Pontos de Coleta: Envie as pilhas, baterias e celulares usados ao Departamento do Meio Ambiente ou aos Papa- Pilhas que serão espalhados na área comercial da cidade. O óleo de cozinha também pode ser levado no Departamento do Meio Ambiente ou no Lar São Vicente de Paulo.

SIGA OS CRONOGRAMAS DE COLETA DE RESÍDUOS E AJUDE A MANTER A CIDADE LIMPA:
COLETA DE GALHOS E RESÍDUOS DE QUINTAIS
A partir das 18:00 hs
Segunda-feira
Jd. dos Ipês, Bela Vista, Colina do Sol, COHAB I e II, Residencial Frederico Gerlack, Vila Tibério
Terça-feira
Cemitério (até a Av. Catanduva), Jd. Ferreira I e II
Quarta-feira
Jd. Nossa Senhora Aparecida (Barba Roxa) (atrás da Igreja até a Hits), Jd. da Torre, Acapulco
Quinta-feira
Jd. Glaucia, Pq. do Colégio (até a rua 13 de Maio), Jd. das Acácias, Jd. Silva
Sexta-feira
Centro (Rio Branco, Lauro Sodré, Pedro de Toledo, Cincinato Braga, Praça 9 de julho e Igreja Matriz)
Sábado
Nova Cardoso e Portal do Bosque

COLETA DE RECICLÁVEIS
A partir das 07:00 hs
Terça-feira
Jd. dos Ipês, Bela Vista, Colina do Sol, COHAB I e II, Residencial Frederico Gerlack, Vila Tibério Cemitério, Jd. Ferreira I e II
Quarta-feira
Portal do Bosque, Centro e Nova Cardoso
Quinta-feira
Jd. Glaucia, Pq. do Colégio (até a rua 13 de Maio), Jd. das Acácias, Jd. Silva, Jd. Nossa Senhora Aparecida (Barba Roxa), Jd. da Torre, Acapulco

Os resíduos orgânicos são coletados todos os dias a partir das 18:00 horas.
Respeite os horários!


Às festas de final de ano estão se aproximando e com isso a quantidade de materiais recicláveis que utilizamos aumenta consideravelmente, por isso fique atento às dicas e faça sua parte!


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

22 DE NOVEMBRO - DIA DO RECICLADOR

Muito mais que simples catadores de resíduos, O RECICLADOR é um ambientalista que ajuda a reduzir os impactos no meio ambiente!!! PASSE A INFORMAÇÃO À DIANTE!!!! PRATIQUE A RECICLAGEM NA SUA CASA OU LOCAL DE TRABALHO!!!! O PLANETA AGRADECE!!! 




quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Ideias úteis de reciclagem para decorar a casa

Reaproveite coisas que você tem em casa e renove ambientes sem custos

Dois perfis de comportamento com relação aos objetos de casa são bastante comuns: pessoas que mantêm objetos sem utilidade ou aquelas que conservam ambientes funcionais, mas sempre compram tudo novo, desperdiçando materiais.
Reutilizar é um dos conceitos mais difundidos entre os defensores da sustentabilidade, mas a grande dificuldade está em ter ideias que sejam realmente úteis e façam com que esses dois grupos queiram investir um pouquinho de tempo para criar uma decoração ecológica, funcional e bela.
Reaproveitamento útil:
Garrafas PET são interessantíssimas de serem reutilizadas. Uma possibilidade é criar uma horta vertical em que você possa cultivar hortaliças e temperos para uso posterior em receitas.
Para fazer uma horta vertical de garrafa PET é necessário que você coloque as garrafas na posição horizontal e corte uma abertura retangular em seu centro. Depois faça furos nas laterais e passe uma corda de varal, dando um nó depois de cada garrafa. Faça também furinhos na parte de baixo das garrafas para que, quando as plantas forem regadas, a água escoe. Com as garrafas devidamente presas e alinhadas, basta colocar a terra, a semente e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis.
Outro item ótimo de se trabalhar são tampas de garrafas, estas, bem como as teclas de um teclado de computador quebrado, com um imã colado atrás viram belos imãs de geladeira.
Se você tem objetos antigos que não têm uso, por não funcionarem, mas que para você é importante guarda-los como recordação, não hesite em transformá-los, eles continuarão em sua casa, só que agora com utilidade no seu dia a dia.
Caixas de fita cassete, por exemplo, podem ser usadas como porta-cartões de visitas. Vinis antigos podem virar relógios de parede de visual autêntico, adicionando-se apenas os ponteiros e o mecanismo de outro relógio. Disquetes podem ter seus cantos amarrados formando uma caixa. Os porta-CDs de plástico podem ser usados para armazenar e organizar cabos. CDs podem ser usados como separador de cabides no varão do armário.
Quem não quer ter trabalho algum em transformar um objeto pode pensar simplesmente em atribuir-lhe uma nova função – o chamado Upcycling.
Forminhas de gelo, ou de cupcake, por exemplo, podem tornar-se organizadores de bijuterias, bem como um ralador pode ser um porta-brincos com seus furinhos sendo usados para pendurar brincos de gancho. Garrafas podem ser usadas como porta-pulseiras e um anjinho como um pendurador de colares.
No escritório, formas de picolé podem ser usadas como porta-treco e o centro do rolo de papel higiênico pode ser um excelente organizador de fios. Uma tábua de corte de cozinha de madeira pode virar um quadro de anotações se escrito com giz; e uma gaveta uma estante.
Para ter uma casa sustentável, que reaproveite objetos adequadamente, é preciso apenas observar as coisas que você tem e que não estão em uso e ser criativa para transformá-las em algo que contribua para organização e estética do ambiente. Experimente e aproveite sua casa com uma nova decoração sem custos.
fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/ideias-uteis-de-reciclagem-para-decorar-a-casa/

terça-feira, 12 de novembro de 2013

SUSTENTABILIDADE E INTERNET


Essas e outras dicas você encontra no "Manual de Etiqueta - Planeta Sustentável" disponível em: planetasustentavel.abril.com.br/pdf/2013.pdf

PROCESSAMENTO ARTESANAL DE OLERÍCOLAS

Nos dias 30 e 31 de outubro foi realizado na Padaria Artesanal, o curso de Processamento Artesanal de Olerícolas. O evento foi realizado através  do  SENAR  e  Sindicato  Rural  de  Catanduva,  em parceria com a Prefeitura Municipal  de Itajobi. A Engenheira de Alimentos Vânia Araújo Lourençon, ministrou o curso com aulas teóricas e práticas que abordaram a conserva de vegetais, métodos de conservação dos alimentos e dicas de higiene e segurança no preparo dos mesmos.
O curso foi um grande sucesso, recebendo muitos elogios dos participantes.
Agradecemos a perseverança e determinação de cada um dos presentes, e até 2014, com mais cursos!!


RECICLAGEM


Essas e outras dicas você encontra no "Manual de Etiqueta - Planeta Sustentável" disponível em: planetasustentavel.abril.com.br/pdf/2013.pdf