Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

PARABÉNS ITAJOBI!!!!
MAIS UM SELO "MUNICÍPIO VERDE AZUL"!
SOMOS O 14º MUNICÍPIO MAIS BEM COLOCADO DO ESTADO!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Informativo: Descarte Correto das embalagens “Long Neck”

Colabore com o Descarte Correto das Garrafinhas de Vidro e aproveite as Festas de Final de Ano com Consciência!

As embalagens “Long Neck”, são consideradas hoje, um dos mais problemáticos resíduos gerados no mundo, pois após o consumo da bebida, são simplesmente descartadas, ou seja, o material é tratado como lixo, ocupando espaço dos Aterros Sanitários.
O descarte adequado do material pela população evita que o mesmo vá parar em vias públicas, entulhando bueiros, bocas de lobos, riachos e aterros sanitários.
A reciclagem é essencial para o meio ambiente, em especial a de vidro, já que o material demora 10 mil anos para se decompor. Não é à toa que metade dos recipientes de vidro fabricados no Brasil é retornável. Garrafas, potes e frascos superam a metade da produção de vidro do País. Além disso, o material é de fácil reciclagem: pode voltar à produção de novas embalagens, substituindo o produto virgem sem perda de qualidade e com 100% de reutilização.

Por isso, aproveite as Festas de Final de Ano com Consciência! Separe as garrafinhas de vidro e coloque junto à coleta dos recicláveis de acordo com o seu bairro. Procure armazenar o material em caixas de papelão dentro da embalagem azul, é para sua segurança e a do catador.


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

CICLO DE PALESTRAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

Preocupada em atender as diretivas do Município Verde Azul e conscientizar toda a comunidade sobre o uso sustentável dos recursos naturais, a Diretoria Municipal de Educação e Cultura em parceria com o Departamento do Meio Ambiente, organizou um ciclo de palestras que atenderam as Escolas de Ensino Fundamental I e II José Cardoso de Mattos, Inácio da Costa e Maria Apparecida Nelli.
As palestras com título “Um Fantasma Chamado Lixo” foram ministradas pela jovem ambientalista Gabrielle Brandão, do Instituto Ambiental Gabrielle Brandão, e abordaram o consumismo e a produção desenfreada de lixo, bem como ações que podemos desenvolver para fazermos do nosso planeta um lugar mais sustentável. A jovem, acompanhada do boneco Sr. Lixo, foi bem recebida, e marcou a todos por sua vontade em salvar o planeta.






PALESTRA "DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL"

O Banco do Brasil (agencia 2158), em parceria com a Casa da Agricultura – CATI, Associação dos Produtores e Exportadores de Limão ABPEL e Departamento do Meio Ambiente realizaram o Encontro DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável – para o cultivo de Limão.
No evento realizado no dia 11 de setembro no auditório da EMEF Maria Apparecida Nelli, foram recebidos produtores de Itajobi e região, e os temas abordados foram:
·         Cadastramento Ambiental Rural – CAR – proferido pelo Engenheiro Ricardo Spadão da Atual Engenharia de Novo Horizonte;
·         Manejo e Adubação para controle do cancro cítrico – ministrado pelos Engenheiros Marcos Traldi e Dácio Rocha.
·         Linhas de crédito rurais – apresentado pelo Sr. Ricardo Merighe do Banco do Brasil.
Ao final do Encontro foram distribuídos sacolinhas automotivas, do Departamento do Meio Ambiente, e sorteados brindes fornecidos pelo Banco do Brasil.

O evento foi de grande importância, pois colaborou com a divulgação do Cadastro Ambiental Rural – CAR, que deve ser realizado por todos os produtores rurais até maio de 2015. Lembrando que aqueles que possuírem até 4 módulos fiscais recebem auxilio do Engenheiro Agrônomo Fernando Luis Fiori na Casa da Agricultura.





CURSO "PROCESSAMENTO ARTESANAL DE FRUTAS"

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural de Catanduva, em parceria com a Prefeitura Municipal, através do Departamento do Meio Ambiente, realizou mais um curso de Processamento Artesanal, dessa vez na modalidade “frutas”. O curso foi realizado nos dias 08, 09 e 10 de setembro na Sede da Entidade Casa de Maria.
Ao todo 20 participantes aprenderam técnicas ministradas pela instrutora Vânia de Araujo Lourençon, que resultou em receitas de compotas, geleias, frutas cristalizadas, doces, etc.

Este é mais um curso de sucesso que tem como um dos objetivos agregar valor aos produtos do campo por meio do aproveitamento dos alimentos, além da possibilidade de oferecer mais uma alternativa de renda para as famílias.


terça-feira, 9 de setembro de 2014

quinta-feira, 24 de julho de 2014

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE PROCESSAMENTO ARTESANAL DE BANANA VERDE

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Sindicato Rural de Catanduva e com o apoio da Prefeitura através do Departamento do Meio Ambiente oferece o curso de Processamento Artesanal da Banana Verde.
Os participantes aprenderão a fazer diversas receitas a partir da biomassa de banana verde que é considerada um alimento funcional e auxilia no controle do diabetes, colesterol, também previne alguns tipos de câncer, como o de intestino. A biomassa é também uma aliada na perda de peso pois aumenta a sensação de saciedade.
O curso está marcado para os dias 18, 19 e 20 de agosto, é gratuito incluindo material, alimentação e certificado.
As inscrições serão realizadas até o dia 31 de julho e feitas no Departamento do Meio Ambiente, localizado no fundo da Casa da Lavoura, e os interessados deverão estar munidos dos documentos pessoais.

Não perca tempo e garanta sua vaga, as inscrições são limitadas.

CURSO DE PROCESSAMENTO ARTESANAL DE PRODUTOS DE HIGIENE E LIMPEZA

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Sindicato Rural de Catanduva e com o apoio da Prefeitura através dos Departamentos de Assistência Social e Meio Ambiente ofereceu nos dias 07 e 08 de julho o Curso de Processamento Artesanal de Produtos de Higiene e Limpeza.
As 15 participantes aprenderam a fazer diversos tipos de sabão em barra e líquido, também foram feitos detergente líquido, amaciante de roupas, repelente de inseto, alvejante, álcool perfumado e pasta para arear alumínio.
Feitos de forma artesanal, os produtos de limpeza caseiros apresentam custo-benefício vantajoso, pois além de mais baratos, são de alta qualidade e apresentam boa rentabilidade.
Outra vantagem dos produtos de limpeza caseiros é que eles ajudam na manutenção do meio ambiente, pois são reutilizadas embalagens de garrafas que seriam jogadas no lixo além de reaproveitar o óleo e a gordura usados.

As aulas foram ministradas pela instrutora do Senar, Vânia de Araujo Lourençon, nas dependências do Centro Comunitário do Jardim dos Ipês. Todos os participantes receberam material de apoio e certificados de conclusão.


GRUPO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO INICIAM CICLO DE PALESTRAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No último dia 17, a DMEC – Diretoria Municipal de Educação e Cultura - realizou a primeira Capacitação sobre Educação Ambiental aos Professores da Rede Municipal de Ensino. Participaram da palestra 37 Educadores do AJA e EJA – Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.
A palestra foi ministrada pela professora Luciane de Freitas Fonseca, e teve como tema o “Consumismo”, adversidade que afeta a população atualmente e se caracteriza pelos gastos excessivos em produtos supérfluos, movidos pela propaganda. O excesso de todo este processo leva a uma intensificação da produção e consequente aumento da extração de matérias-primas e do consumo de energia, muitas vezes, de fontes não-renováveis, além da grande produção de lixo.
O treinamento aos Professores atinge 2500 alunos que são os agentes multiplicadores da teoria e prática ambiental e cobram dos pais atitudes sustentáveis. Atingir a comunidade escolar é necessário para a formação de uma cultura socioambiental, com o desenvolvimento de valores humanitários, para a promoção de sujeitos ecológicos e uma sociedade sustentável, que respeite a vida em todas suas manifestações.









AÇÃO INTERMUNICIPAL: PALESTRA SOBRE EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL

No dia 17 de julho, foi realizada, nas dependências da Secretaria de Meio Ambiente de Novo Horizonte, uma Palestra com o Especialista em Marketing Cleber Peres sobre Empreendedorismo Sustentável. A ação foi desenvolvida em parceria com os municípios de Borborema, Novo Horizonte e Itajobi. Além de estimular o empreendedorismo entre os empresários e recicladores, a ação conta como pontuação para o Programa Município Verde Azul do Governo do Estado de São Paulo no que diz respeito a “Ações Intermunicipais Ambientais”.
Os municípios estiveram presentes com suas Cooperativas e seus Gestores Ambientais Municipais. Itajobi se fez representar pelas interlocutoras do Programa Município Verde Azul, Amábile e Janina, juntamente com os proprietários da empresa de reciclagem conveniada com a Prefeitura Municipal de Itajobi Antonio e Patrícia da “Toninho Reciclagem”.

A parceria com outros municípios é muito importante para o sucesso das ações realizadas pois fortalece o ganho ambiental da nossa região.









sexta-feira, 6 de junho de 2014

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE EM ITAJOBI

No último dia 05 de junho comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Por conta da importante data, o Departamento do Meio Ambiente em parceria com o Departamento de Educação e Cultura, Esporte, Assistência Social e a equipe de Combate a Dengue, realizaram passeata para conscientização da comunidade.
Participaram do evento os alunos e professores do Centro Educacional Hermes Bovarotti Júnior (Projeto Golfinho), as crianças que participam das escolas de futebol, o Projeto Gota de Luz e a Melhor Idade. Contou ainda com a equipe da Rádio Nova 1 FM Marcelo e Alessandro e o radialista Luis Aranha.
As caminhadas aconteceram em 2 momentos, às 08:30 horas e às 15:00 horas, e partiram do Centro Educacional Hermes Bovarotti Júnior passando pelas ruas Cincinato Braga e Pedro de Toledo.  
Os alunos do Projeto Golfinho confeccionaram cartazes para a passeata com frases de caráter educativo e reflexivo, cobrando mudanças no nosso comportamento e contra o desperdício.
Além do evento, durante todo o mês as escolas desenvolveram atividades, além das campanhas desenvolvidas pelo Poder Público contra desperdício de água e destinação coleta do óleo.
O 1º Mutirão de Eletroeletrônicos será realizado ainda este mês.
O intuito de todos os eventos é despertar em cada um a consciência de que todos somos fundamentais para a preservação do Meio Ambiente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então, no dia 5 de Junho, pois catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. 



















quarta-feira, 4 de junho de 2014

Comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Olá Pessoal!! Amanhã é o Dia Mundial do Meio Ambiente! Sendo assim, o Departamento de Esportes, Assistência Social, Educação e Cultura e Meio Ambiente se uniram para organizar uma passeata em comemoração a este dia especial! Participe você também!



Para maiores informações ligue: 3546-2427

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Diretores e coordenadores se reúnem para organizar as diretivas do Município Verde Azul


O prefeito Gilberto Roza, juntamente com as responsáveis pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, Amabile Polimeno e Janina Maria Martucci Barros de Toledo, reuniu no final da tarde na última quarta-feira, dia 28, os diretores e coordenadores de todos os demais Departamentos Municipais para dar a largada para o processo que visa manter o município de Itajobi entre os municípios do Estado de São Paulo com a certificação oficial do Programa Município Verde Azul.
Na oportunidade as responsáveis pelo Departamento de Meio Ambiente e interlocutoras do programa, Amabile e Janina, mobilizaram os diretores em torno do objetivo de cumprir, dentro das condições e recursos municipais disponíveis, as diretivas do Programa Município Verde Azul, estabelecidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, criadora do programa.
“O programa avalia o desempenho das localidades em diretrizes como esgoto tratado, lixo mínimo, arborização urbana e educação ambiental, entre outros”, disse Amabile, ao destacar que neste ano, mais de seiscentos municípios deverão participar do Programa Município Verde Azul que tem como foco a preservação de recursos naturais e o desenvolvimento de programas de educação ambiental.
Para garantir que Itajobi concorra ao certificado Município Verde Azul em condições de se manter entre os municípios melhores classificados, o prefeito Gilberto Roza determinou que os diretores e coordenadores apoiassem as ações das interlocutoras do programa, Amabile e Janina.
“Seguir o plano de ação desenvolvido pelas interlocutoras é fundamental para atingir as metas relativas às diretivas do programa”, disse o prefeito, ao destacar que com o cumprimento das diretivas estará sendo garantido o desenvolvimento sustentável com qualidade de vida da população. “Mais do que participar do programa e cumprir suas diretrizes, importantes dispositivos para o desenvolvimento sustentável do município, queremos utilizar essa grande estratégia para garantir a qualidade de vida da população”.




quinta-feira, 22 de maio de 2014

22 DE MAIO - DIA DA BIODIVERSIDADE

O objetivo do Dia Internacional da Biodiversidade é aumentar a conscientização da população mundial para a importância da diversidade biológica, e para a necessidade da proteção da biodiversidade em todo o mundo.