Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

LUGAR DE LIXO É NO LIXO


              Estamos numa época em que muito se fala sobre reciclagem, reuso, conservação e proteção. A frase da vez é “desacomodação com cooperação”.
                Precisamos nos desprender de velhos hábitos urgentemente e incorporar novas práticas. Temos, inclusive, de reclamar, pedir e exigir mais. Caso contrário, de nada adiantam conferências internacionais, pois sabemos que tudo acontece de forma local: aqui na nossa casa, no nosso local de trabalho, no nosso município.
                O período em que vivemos é de transição, não importa quão duradouro ele seja. É de mudança de hábitos, de novas posturas, de novas atitudes, é o que estamos precisando.
                Nas ruas ainda encontramos lixo no chão, nos recipientes para lixo orgânico podemos ver materiais recicláveis .... Isso demonstra também que o princípio da cooperação precisa ser cumprido: a prefeitura deve oferecer o serviço, que é de interesse local, mas nós devemos colaborar. A coleta seletiva recolhe os materiais recicláveis – papel, papelão, plástico, metal, vidro, entre outros, que não devem ser misturados com o produto orgânico – sobras de lixo da cozinha e lixo do banheiro. Isso vale tanto para sua casa quanto para o seu local de trabalho!
                Enfim, o bom é sempre encontrar algo animador: pequenas ações individuais que podem virar um grande negócio e servir de ideia para outras pessoas. Precisamos todos fazer com que o lixo vá para o local correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário