Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SUSTENTABILIDADE E ENERGIA


ECOLOGIA já deixou de ser um assunto somente para cientistas e ecologistas. O tema agora ocupa desde as manchetes de jornais até as colunas sociais. O conceito de sustentabilidade – desenvolvimento que não compromete o futuro – começa a ganhar as ruas e inicia uma corrente que pretende amenizar o impacto das atitudes humanas sobre o ambiente melhorando a qualidade de vida da comunidade urbana. Devemos ter consciência que é possível promover pequenos gestos que conduzirão a grandes mudanças se forem adotados por todos nós.

A luta pela sustentabilidade terá de ser vencida. Mas é necessária a mudança de hábitos pessoais. É muito importante reduzir o consumo de itens imprescindíveis nos dias de hoje:

ÁGUA: Ela até cai do céu, mas é um recurso esgotável e raro em muitos lugares do mundo, lembram-se? Feche a torneira para não faltar.

COMBUSTÍVEIS: A queima de diesel e gasolina é a maior responsável pela emissão de gases do aquecimento global. Pense nisso antes de entrar no carro só para ir à padaria da esquina.

ENERGIA ELÉTRICA: O consumo cada vez maior requer a construção de mais usinas hidrelétricas e mais florestas vão desaparecer para dar lugar a elas. Mude seus hábitos!
• Desligue as luzes dos ambientes quando estiverem vazios. Viva seu dia com luz natural. Abra janelas, cortinas, persianas, deixe o sol entrar e iluminar sua casa em vez de acender lâmpadas. Renova a energia, faz muito bem ao seu humor e ao seu bolso também.
Os aparelhos que ficam dias e noites em modo stand by são mais uma nova invenção em nome do conforto, mas isso consome energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso.
Na hora de comprar eletrodomésticos, escolha os mais eficientes em relação a consumo de energia. É possível reconhecê-los pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados). Detalhe: isso não custa nada.
Mude sua geladeira e seu freezer de lugar, pois próximos do fogão e de áreas onde bate sol eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Aproveite para fazer uma análise: será que você precisa mesmo de um freezer?
Idéia luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes de todos os ambientes da sua casa pelas fluorescentes. O motivo é para lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.
Ventiladores de teto consomem muito menos energia que os aparelhos de ar condicionado.
Pendure as roupas no varal em vez de usar a secadora. Recorra a ela apenas em casos mais urgentes. E aquele truque de colocar panos e roupas para secar atrás da geladeira deve ser abolido, pois consome energia extra.


É preciso fazer algo. E devemos fazer já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário