Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

22 de Novembro: Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo

22 de Novembro: Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo


O valor desperdiçado anualmente pelo Brasil por não realizar a coleta seletiva em todos os 5.556 municípios chega a marca de R$ 10 bilhões. Podemos nos orgulhar por Itajobi já possuir a coleta de recicláveis separada dos resíduos orgânicos, mas é interessante fazermos a nossa parte dentro de casa para que esses resíduos possam ser reaproveitados corretamente, evitando que o aterro sanitário receba toneladas de materiais que poderiam estar sendo reutilizados.
 Veja abaixo as dicas que podem te ajudar a organizar o lixo em casa e facilitar a gestão dos resíduos sólidos:
1. Separe lixo orgânico de lixo inorgânico: Na hora de separar o lixo pegue o guardanapo usado e limpe o prato. Assim você junta toda a comida que vai virar lixo orgânico em um único lugar, além de economizar água na hora de lavar.
2. Higienize as embalagens: Passe rapidamente uma água nas latinhas de cerveja, refrigerante, iogurte, garrafa PET, caixa de leite e outras embalagens de alimentos. Dessa forma você evita o acúmulo de ratos, baratas e insetos que são atraídos por objetos sujos e permite que sejam reutilizadas, pois se encontram em bom estado.
3. Diminua o tamanho do lixo: Separe papéis e caixas de papelão, rasgue-os em pedaços ou empilhe as folhas, pois o papel amassado ocupa menos espaço, além de facilitar o trabalho do catador de lixo.
4. Amasse as latinhas, e as garrafas PET: Quando possível amasse estes materiais, assim você economiza espaço em casa e contribui para a gestão da coleta seletiva.
5. Seque as embalagens: Crie o hábito de secar embalagens tetrapak após o uso e dobre sempre que possível a fim de ocupar menos volume.
6. Separe o óleo de cozinha: Depois de usar o óleo em frituras, armazene em garrafas PET ou galões de 5 litros e procure os postos de coleta de recolhimento de óleo, na cidade. Além de evitar o entupimento do encanamento da residência, a prática contribui para a produção de sabão de limpeza e biodiesel realizado por empresas especializadas.
7. Embale os resíduos: Certifique-se de que o plástico seja firme para que o lixo não rasgue quando o lixeiro ou catador for transportá-los.
8. Jogue lixo no local correto: Deposite seus resíduos nas lixeiras, se deixá-los pelas ruas, animais e pessoas podem rasgá-los, espalhá-los e poluir as vias públicas.
9. Pontos de Coleta: Envie as pilhas, baterias e celulares usados ao Departamento do Meio Ambiente ou aos Papa- Pilhas que serão espalhados na área comercial da cidade. O óleo de cozinha também pode ser levado no Departamento do Meio Ambiente ou no Lar São Vicente de Paulo.

SIGA OS CRONOGRAMAS DE COLETA DE RESÍDUOS E AJUDE A MANTER A CIDADE LIMPA:
COLETA DE GALHOS E RESÍDUOS DE QUINTAIS
A partir das 18:00 hs
Segunda-feira
Jd. dos Ipês, Bela Vista, Colina do Sol, COHAB I e II, Residencial Frederico Gerlack, Vila Tibério
Terça-feira
Cemitério (até a Av. Catanduva), Jd. Ferreira I e II
Quarta-feira
Jd. Nossa Senhora Aparecida (Barba Roxa) (atrás da Igreja até a Hits), Jd. da Torre, Acapulco
Quinta-feira
Jd. Glaucia, Pq. do Colégio (até a rua 13 de Maio), Jd. das Acácias, Jd. Silva
Sexta-feira
Centro (Rio Branco, Lauro Sodré, Pedro de Toledo, Cincinato Braga, Praça 9 de julho e Igreja Matriz)
Sábado
Nova Cardoso e Portal do Bosque

COLETA DE RECICLÁVEIS
A partir das 07:00 hs
Terça-feira
Jd. dos Ipês, Bela Vista, Colina do Sol, COHAB I e II, Residencial Frederico Gerlack, Vila Tibério Cemitério, Jd. Ferreira I e II
Quarta-feira
Portal do Bosque, Centro e Nova Cardoso
Quinta-feira
Jd. Glaucia, Pq. do Colégio (até a rua 13 de Maio), Jd. das Acácias, Jd. Silva, Jd. Nossa Senhora Aparecida (Barba Roxa), Jd. da Torre, Acapulco

Os resíduos orgânicos são coletados todos os dias a partir das 18:00 horas.
Respeite os horários!


Às festas de final de ano estão se aproximando e com isso a quantidade de materiais recicláveis que utilizamos aumenta consideravelmente, por isso fique atento às dicas e faça sua parte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário