Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

terça-feira, 1 de junho de 2010

5 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Mas qual o tamanho da mobilização das pessoas por esta campanha?

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. Mas a Semana do Meio Ambiente é mais um bom motivo para falarmos do assunto e da consciência verde a semana toda. A data, simbólica para que todos nós habitantes deste planeta azul e cada vez menos verdinho, nos faz relembrar o quanto é importante e prioritária a preservação, conservação e recuperação do ambiente natural, assim como a conscientização e divulgação de ações de educação ambiental.
Ainda há uma dificuldade em relacionar os problemas ambientais aos nossos hábitos de consumo cotidianos. Todos nós brasileiros somos preocupados com a preservação da floresta amazônica, mas não pensamos nela na hora de comprar móveis ou madeira para construção. Por outro lado, muitos consumidores são conscientes de alguns impactos ambientais de seus hábitos de consumo, mas geralmente não tem informação sobre o que fazer, ou simplesmente não se preocupam nem mesmo em separar o lixo.
Em muitos contextos, a aposta para tentar reverter o quadro sombrio atual é a conscientização. Por isso, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e o Departamento do Meio Ambiente, têm intensificado as ações para promover práticas ambientalmente corretas e iniciativas de educação ambiental para as escolas e a comunidade.
Protestos no mundo todo também estão marcando a data!

”Conservar não significa manter áreas naturais intocadas, sem a presença de pessoas. O segredo é harmonizar a atividade humana com a preservação da biodiversidade e o uso racional dos recursos naturais renováveis em benefício das pessoas hoje e das próximas gerações”.
WWF

Um comentário: