Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

AS ÁRVORES PEDEM SOCORRO!

Várias vezes ao dia nos deparamos com pessoas reclamando quando certa árvore danifica as calçadas, ou quando as folhas e as flores de certas espécies arbóreas sujam o quintal que acabou de ser limpo. Infelizmente, sabemos o resultado: quando não as arrancam, fazem verdadeiras mutilações....


Houve tempos em que era praxe o passeio ao final da tarde, pelas veredas das cidades, para a observação das árvores e dos arbustos em pleno florescimento. Homens e mulheres sabiam, quando a paineira dava flores, quando o ingá gerava seus doces frutos, ou quando as primaveras e outras espécies comuns em nossas cidades sofriam alguma transformação em seus ciclos de vida. Quem não subiu em alguma árvore, por menor que tenha sido, para apanhar amoras, abacates, ou as referidas goiabas repletas de bicadas de pássaros? Os tempos agora são muito diferentes. A arborização de praças, parques públicos e ruas é algo necessário e de extrema importância para a sobrevivência de vários animais e outras espécies vegetais, que usam a cidade como habitat natural ou como rota durante a migração.

Há estudos, sendo realizados com a floresta urbana, onde os impactos das podas exageradas e a má administração pública sobre as árvores da cidade refletem-se na diminuição das populações de vários animais polinizadores e visitantes florais, que acabam se tornando, muitas vezes, raros ou totalmente ausentes. Estudos revelam que a diferença térmica entre uma região arborizada e outra mais deserta varia até 11º C.

Felizmente o município adota medidas para minimizar e regular essas questões, foi aprovada na Câmara Municipal a Lei Municipal de nº 759 de 24 de agosto de 2010 que “Disciplina o plantio, o replantio, a poda, a supressão, e o uso adequado e planejado da arborização urbana no município de Itajobi, e dá outras providências”.

Devemos compreender a importância de preservar as árvores. A saúde pública ganha muito com a conscientização coletiva!



Ambientalista Itajobiense

Nenhum comentário:

Postar um comentário