Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ITAJOBI CONTRA O FOGO

Engana-se quem pensa que se livrar do mato crescido, do lixo ou de animais e insetos em terrenos abandonados consiste pura e simplesmente em atear fogo nesses terrenos.

Além do risco de haver materiais tóxicos depositados no local do incêndio (pilhas e baterias usadas, restos de produtos de limpeza doméstica, pneus, etc.) que, quando queimados eliminam substâncias prejudiciais tanto ao meio ambiente quanto à saúde da comunidade – variando de intoxicações a fatores que possam favorecer processos cancerígenos -, as queimadas contribuem ainda com o aquecimento global.

As queimadas também provocam o desequilíbrio de toda uma cadeia alimentar (que garante a sobrevivência e a biodiversidade das espécies animais e vegetais), comprometem a produtividade do solo, reduzem drasticamente a qualidade do ar e ainda pode ser a causa ou cenário de um incidente mais grave.

Se você costuma atear fogo em terrenos ou conhece alguém com esse hábito, comece a pensar nas crianças e nos animais de sua vizinhança, nos fios elétricos que o fogo pode alcançar, nas casa vizinhas ao terreno, em pessoas que sofrem de problemas respiratórios, principalmente crianças, idosos e gestantes).

Lembre-se: qualquer um pode ser capaz de começar um incêndio, mas dificilmente terá condições de controlá-lo.

Existem maneiras mais eficazes, inteligentes e – acima de tudo – ecologicamente corretas de combater o problema do mato e do lixo em terrenos.

FAÇA A SUA PARTE:

Não jogue lixo em terrenos.

Você estará contribuindo para a não proliferação de animais nocivos que mais tarde poderão migrar para o seu quintal e posteriormente para a sua casa.

Além disso, mesmo que você não tenha o hábito de atear fogo em terrenos, o lixo que você joga no terrenos vizinho incomodará outras pessoas, entre elas talvez alguém que tenha esse hábito.

Se há lixo, mato crescido, animais nocivos ou fogo em um terreno, a responsabilidade é sempre do proprietário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário