Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

LIXO E DENGUE: PROBLEMA DE TODOS

O Departamento do Meio Ambiente foi procurado duas vezes na última semana pela Polícia Ambiental, que cobrou providências de algumas irregularidades ambientais no município.


O poder público está envolvido a fazer as modificações necessárias para melhorar a qualidade de vida no município e manter o Selo Verde Azul, Certificado que os municípios recebem todos os anos, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, pelo trabalho ambiental desenvolvido. Itajobi recebeu o primeiro o Selo Verde Azul em 2010.

Este trabalho envolve toda a administração, os departamentos da Educação e Cultura, da Saúde, da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, de Obras e Serviços, de Engenharia, o próprio Meio Ambiente e a população.

Em reunião no Gabinete, com representantes dos Departamentos, buscou-se soluções para os problemas: reciclagem, lixos, criadouros de dengue, limpeza de terrenos.

Decidiu-se que o trabalho será realizado junto à população orientando-a para separar e armazenar o lixo corretamente, respeitar o cronograma de coleta seletiva, de entulhos e galhos, e do armazenamento e destinação correta do óleo usado.

Outro problema é o lixo nas estradas e saídas da cidade. Informamos que não temos mais aterro (lixão) no município, e que o lixo recolhido na cidade é encaminhado para a destinação correta em Aterro Sanitário de Catanduva. Todo material que não estiver no local certo se torna lixo e acarreta problemas de saúde pública.

Não adianta armazenar os recicláveis sem protegê-los, é proibido jogar lixo nas estradas, terrenos baldios, praças e rios, pois atrapalha vizinhos, atrai insetos, causa doenças.

O Município tem lei que Proíbe a Queimada Urbana, pois a fumaça e o fogo causam doenças respiratórias à população, além das fagulhas que sujam as residências.

O lixo é de responsabilidade de cada morador, o Poder Público busca soluções junto a população orientando para não penalizá-las futuramente, através de multas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário