Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CONHEÇA NOSSAS ÁRVORES 16

Hoje você conhecerá uma espécie nativa, ideal para arborização urbana, a “Quaresmeira” é uma árvore originária do Brasil que possui a característica de apresentar uma floração bem intensa e exuberante durante o começo do ano, coincidindo assim com o período da quaresma cristã, dai seu nome. Durante o final do ano, na época do outono, a Quaresmeira também costuma florir se bem cuidada. Os exemplares das fotos encontram-se no caminho para o recinto de exposições, aprecie o colorido desta espécie.
Quaresmeira, Quaresmeira-Roxa
Tibouchina granulosa






Características: Árvore extremamente vistosa pela cor de suas flores, que possuem coloração róseo-arroxeada e na época de floração tomam toda a copa. Apresenta flores com tonalidades que vão do rosa ao roxo, com grande potencial para ser utilizada como planta ornamental, principalmente em floração, por isso é recomendável em projetos paisagísticos, bem como na arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas.
Altura: de 8 a 12 metros.
DAP (Diâmetro na Altura do Peito): tronco de 30 a 40 centímetros.
Produção de mudas: sementes, logo que colhidas.
Floração: julho a agosto; dezembro a março
Frutificação: junho a agosto; abril a maio
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário