Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

VIDA LONGA À MADEIRA LEGAL


       O manejo das espécies nativas, investimento nas reflorestadas e pesquisas sobre tecnologias inovadoras propiciam o uso inteligente da madeira, indispensável à construção.
      Vem de longa data a relação conflituosa do brasileiro com a madeira. Da febre do descobrimento que quase deu fim ao pau-brasil até hoje, cinco séculos se passaram e ainda não alcançamos a maturidade para lidar com esse precioso recurso natural.
      De dez anos para cá, esse cenário vem se transformando, a cultura extrativista inconsequente perdeu espaço para o manejo planejado, para o cultivo de espécies de reflorestamento e até mesmo para tecnologias inovadoras que deram origem a uma nova categoria de matéria-prima, a madeira laminada colada, que rapidamente se tornou a preferida de muitos arquitetos pelas possibilidades construtivas que oferece.
      O nosso país sempre possuiu árvores em abundância, contribuindo para a pouca valorização do material. Mas hoje isso está mudando, pois já está sendo desenvolvido na cultura do brasileiro de que erguer casas seguras e duradouras poder ser mais rápido e ecologicamente correto, quando utilizamos madeiras de manejo.

Você sabia que:
  • ·         Apenas 67% da produção madeireira amazônica é legal;
  • ·         68,2% da área total de plantio de reflorestamento destinam-se ao eucalipto;
  • ·       O Brasil possui 6,68 milhões de hectares certificados na modalidade de manejo florestal entre áreas de florestas nativas e plantadas.

        Precisamos ficar de olho na origem, pois quem compra madeira nativa precisa exigir o Documento de Origem Florestal – DOF, atestado criado pelo IBAMA que permite rastrear a fonte do material. Só assim se tem a segurança de que a árvore foi cortada em reserva legalizada, com controle sobre cada unidade e o volume total tombado. O DOF não é certificação, ele é o mínimo exigido por lei. Quando formos comprar madeira devemos pedir o detalhamento da compra na nota fiscal, com nome da espécie, dimensões e volume adquirido e nunca aceitar madeira mista, que facilita a descaracterização do produto.
Fique de olho!

Artigo feito a partir de reportagem da Revista Arquitetura e Construção
Edição: out/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário