Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Saiba como reciclar e descartar produtos

·          - Bitucas de cigarro: Basta colocar a bituca em um copo com um pouco de água para verificar que o filtro do cigarro é altamente contaminante. "A água fica amarelada rapidamente por causa do alcatrão e de outras substâncias nocivas", afirma Azzoni. Por isso, arremessar o que restou do cigarro na rua, ou mesmo jogar na privada, pode aumentar o risco de contaminação do solo e da água da cidade. O correto, diz ele, é reservar as bitucas dentro de um frasco, as chamadas bituqueiras, antes de serem jogadas no lixo. Algumas empresas já trabalham em métodos para reciclar bitucas em plástico.

·          - O consultor ambiental Alessandro Azzoni conta que boa parte das peças de computadores e celulares podem ser recicladas, quando não reaproveitadas pelas empresas. Mas uma pequena parte desses produtos eletrônicos, as placas de circuito integrado, guardam metais pesados que são prejudiciais ao meio ambiente. "Além de demorar um tempão para se decompor, as placas são tóxicas". O melhor a se fazer com o equipamento é doá-lo para entidades que transformam lixo eletrônico em inclusão social, reaproveitando maquinários para escolas e população carente. 

·         -  "Dentro dos produtos cosméticos, o esmalte é um dos mais baratos e, com entra e sai da moda, as pessoas se desfazem facilmente dele, sem se dar conta do mal que fazem ao ambiente", afirma o consultor ambiental Alessandro Azzoni. Segundo ele, o descarte em massa dos vidros que ainda trazem esmalte pode oferecer riscos de contaminação direta do solo, devido aos inúmeros produtos químicos que são usados desde a fixação da cor à textura do verniz para as unhas. Antes de jogar fora o vidro, Azzoni avisa que é preciso uma higienização: "coloque um pouco de removedor para dissolver o esmalte vencido, derrame o conteúdo sobre uma folha de papel e espere alguns minutos até que a química evapore." Depois de repetir o processo, pode separar o recipiente com os vidros, a tampinha com os plásticos e jogar o papel-toalha no lixo comum. 

·      - Cartões bancários, de saúde e de fidelidade de lojas vencidos podem virar capas de cadernos, relógios de parede, porta-copos, marcadores de livros e até pisos e revestimentos decorativos. O material plástico (PVC), apontado como um produto de difícil decomposição na natureza, pode ser reciclado diversas vezes.

·          -   Jogar um remédio vencido no lixo ou no vaso sanitário pode gerar consequências graves ao meio ambiente: as substâncias químicas das drogas podem contaminar o solo, a água e a atmosfera quando vão parar no aterro sanitário ou na rede de esgoto comum. Mesmo sem uma política pública no Brasil, algumas redes de farmácia e o posto de saúde local recolhem remédios que não foram usados para incinerá-los depois.
·         
        - O isopor deixado no lixão mantém as mesmas características do isopor que protege a sua geladeira ou que armazena um lanche: ele age como um isolante. "Portanto, se o descarte for feito de maneira errada, ele vai isolar aquela área [do aterro sanitário], manter calor e temperatura, evitando a decomposição do lixo", diz o consultor ambiental. O certo é jogar as embalagens junto com os plásticos.

·          -  As lâmpadas fluorescentes e as pilhas são consideradas resíduos perigosos. Quando esses produtos são quebrados, eles soltam gases muito fortes e prejudiciais à saúde humana. Você pode descartá-los nos EcoPontos da cidade.

·          - A meia-calça demora para se decompor, o consultor ambiental Azzoni propõe reaproveitar o produto como elástico de cabelo. Depois de lavada, a meia-calça desfiada pode ser usada para resgatar objetos pequenos perdidos. Para isso, corte um pedaço do nylon, coloque na boca do cano do aspirador e procure a peça como se tivesse limpando a casa: o ar vai puxar o objeto, enquanto a meia-calça vai mantê-la presa para o resgate.

·          - As maiores contaminações de solo são causadas por postos de gasolina. Por isso, depois de trocar o óleo do carro, a embalagem não pode ser reciclada junto com outros plásticos. Coloque o óleo velho no recipiente e entregue em postos que fazem coleta.

·          - O raio-x é uma chapa plástica que passa por um processo especial para retirada da prata, que é altamente contaminante, antes de ser reciclada. É recomendado entregar as chapas em hospitais e clínicas médicas.

·         -  Não são só as latinhas de refrigerante que têm de ir para a coleta seletiva. As embalagens de desodorantes spray têm mais alumínio do que as latinhas, pois têm de resistir a uma certa pressão.

·         - Agulhas, seringas e outros resíduos de hospitais e farmácias também são considerados resíduos perigosos. Como podem conter substancias tóxicas, inflamáveis e contaminantes de doentes, os estabelecimentos são obrigados a acondicionar o lixo hospitalar e fazer um descarte separado do lixo comum.

·       - As minhocas podem ser uma solução para acabar com o lixo de casa. Elas têm a capacidade de devorar diariamente entre 50% e 100% de seu peso em resíduos orgânicos (cascas e pó de café), materiais carbonados (papelão e jornais) e até a poeira varrida com a vassoura. À medida que o volume do lixo é reduzido, os excrementos das minhocas aumentam na composteira, uma torre que tem buracos entre cada andar para permitir o deslocamento das minhocas.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/album/2013/06/03/saiba-como-reciclar-e-descartar-produtos.htm?abrefoto=4#fotoNav=16

Nenhum comentário:

Postar um comentário