Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Seminário GIREM 2014

Itajobi esteve presente no Seminário que encerra as atividades do Projeto GIREM em Lins. 
O Projeto de Apoio à Gestão Municipal de Resíduos Sólidos (Girem), desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), promoveu oficinas regionais de capacitação aos municípios paulistas de pequeno porte (com até 100 mil habitantes), que não estão inseridos em regiões metropolitanas, para a elaboração dos PMGIRS (Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos). As capacitações foram ministradas por profissionais da SMA e Cetesb e totalizaram 50 eventos: 15 Encontros Regionais, realizados em 2012; 20 Oficinas Regionais, realizadas entre maio e agosto de 2013; e 15 Seminários Regionais, previstos para 2014. 
A gestão dos resíduos sólidos corresponde a uma preocupação consagrada no estado de São Paulo, refletida pela Lei estadual 12.300/2006, que instituiu a Política Estadual de Resíduos Sólidos (Pers). O estado objetiva, portanto, com esse Projeto GIREM, tornar a gestão dos resíduos sólidos mais eficiente em seu território, por meio da atuação conjunta entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Itajobi já tem seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Aprovado através da Lei Municipal nº 964 de 19 setembro de 2013, sendo que os treinamentos oferecidos pela Secretaria de Meio Ambiente foram de extrema importância para a finalização do documento.
No evento foram distribuídos os exemplares da Publicação sobre as ações adotadas pelos municípios para proteção das águas, conforme já postado no blog.








Nenhum comentário:

Postar um comentário