Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quarta-feira, 30 de março de 2011

CONHEÇA NOSSAS ÁRVORES 2

                 Nesta edição do Jornal vamos conhecer mais uma espécie arbórea do município. A segunda espécie a ser apresentada é a “Lofântera da Amazônia”, de origem nativa e que se encontra no passeio público na Rua Pedro de Toledo, em frente ao número 65 e na Nova Cardoso no perímetro urbano, lado esquerdo da Vicinal Itajobi-Nova Cardoso.

Lofantera, lofantera-da-amazônia
Lophantera lactescens

Nova Cardoso

Rua Pedro de Toledo



Característica: é uma árvore muito exuberante com seus cachos de flores pendentes. Apresenta copa de forma cônica ou piramidal. Tem grande utilização paisagística, devido ao seu espetacular aspecto quando florida. Apresenta crescimento moderado e é adequada para plantio isolado ou em grupos, embelezando parques e jardins, assim como na recuperação de áreas degradadas, principalmente próximas a rios e lagos. As lofânteras devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, úmido e enriquecido com matéria orgânica. Planta tipicamente tropical, não se desenvolve bem em climas frios.
Produção de Mudas: Multiplica-se por sementes.
Florescimento: de março a agosto.
Frutificação: de setembro a outubro.

Gostou da espécie? O Departamento Municipal do Meio Ambiente disponibiliza mudas gratuitas para todos que desejam plantá-las nas suas calçadas.

Moradores do Distrito de Nova Cardoso também podem buscar suas mudas na EMEF José Cardoso de Mattos.

Departamento Municipal do Meio Ambiente
Rua Pedro de Toledo, 779-C - Centro
Fundo da Casa da Lavoura
Tel.: (17) 3546-2427

3 comentários:

  1. Moro em Minas Gerais e já vi uma árvore desta em um passeio na minha cidade. Todas às vezes que passo por lá, não resisto, paro o carro e fico vários minutos a apreciando. Gostaria muito de adquirir mudas desta espécie. Como fazer, já que moro em Betim/MG.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que bom que nosso blog está sendo visitado por pessoas de outras cidades! Agradeço desde já sua visita. As mudas que temos é somente para disponibilizar à população no plantio das calçadas para o nosso Projeto de Arborização Urbana, mas se você passar em visita à nossa cidade teremos o prazer em lhe entregar uma muda de Lofantera.
    O Departamento do Meio Ambiente fica à Rua Pedro de Toledo, 779 - C. Horário Comercial.

    Obrigada

    Janina Toledo
    Bióloga

    ResponderExcluir
  3. Ola. meu nome é Carlos, sou Técnico na Secretaria de Meio Ambiente do município de Itatiba - SP,estive visitando o blog e gostei da apresentação, estarei visitando regularmente para apreciar as atividades de interesse em comum que temos, parabéns a todos.

    Abraços

    ResponderExcluir