Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

CONHEÇA NOSSAS ÁRVORES 8

A espécie apresentada nesta edição já é conhecida por vários munícipes, pois ela se encontra plantada em diversas calçadas da cidade. A “Sete Copas”, como é mais conhecida, é uma árvore imponente e de fundamental importância para a Arborização Urbana e para as diversas espécies de pássaros que se alimentam dos seus frutos. Sua copa possui rara beleza no inverno quando suas folhas adquirem a coloração avermelhada antes da queda, dando um charme a mais para a estação.
            A Sete Copas é sensível à poda drástica, portanto deve-se respeitar sua estrutura assegurando, assim, a saúde da planta e evitando a proliferação de cupins. Apenas os ramos doentes, secos e malformados devem ser removidos.


Sete Copas, Chapéu de sol
Terminalia catappa
Árvore originária do Sudeste da Ásia e Madagascar
Características: É típica de regiões tropicais. É cultivada como árvore ornamental e os seus frutos são comestíveis atraindo a fauna. Árvore caducifólia, ou seja, suas folhas caem em determinada época do ano. Com a copa larga e incomum fornece bastante sombra e possuí grandes folhas. Flores brancas e pequenas formadas na primavera.
Altura: 12 a 15 metros.
Produção de Muda: por sementes
Floração: Primavera
Frutificação: Cada fruto contém uma semente dura, com amêndoa comestível e muito apreciada na culinária da Índia, além de possuir propriedades medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário