Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O QUE SIGNIFICA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

                Desenvolvimento sustentável é aquele capaz de atender as necessidades da geração atual, sem esgotar os recursos das futuras gerações.
                A definição nasceu da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. As Nações Unidas sugeriram medidas de conciliar o desenvolvimento econômico, mas de forma que não prejudicasse a conservação ambiental.
                Algo que muito se tem discutido é: O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável? Quais soluções deverão ser adotadas?
                O primeiro passo é saber que os recursos naturais não são infinitos, para poder planejar o futuro, conservar o planeta e proteger as gerações futuras.
                Com o crescente desenvolvimento econômico, os recursos naturais tendem a acabar. Acabando a “fonte”, não há progresso, por isso à necessidade de haver um equilíbrio.
                Para alcançar um meio termo, as indústrias devem optar pelo uso de materiais menos ofensivos ao meio ambiente, bem como utilizar de forma racional, evitando assim, o desperdício. Deve cuidar ainda, para que após o consumo, os resíduos não agridam a natureza e sempre que possível, reciclar os matérias.
                Você Itajobiense deve fazer a sua parte, não realizando podas drásticas para que sua árvore não seja atingida por fungos e insetos que podem danificar a planta e a sua saúde, e respeitando os dias de coletas de resíduos em seu bairro contribuindo para que a cidade permaneça limpa e livre de pragas e doenças.
                Reduza, reutilize e recicle: adote esta abordagem e se surpreenda com a economia que fará. A preferência por produtos que precisam de pouca ou nenhuma embalagem é um modo fácil de reduzir o que entra em sua casa e o que acaba no aterro sanitário. Reutilizar em vez de jogar fora é econômico – além de ser divertido inventar maneiras criativas para reaproveitar artigos domésticos. E tudo o que você encaminhar para reciclagem retornará em outros produtos.
FAÇA A SUA PARTE!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário