Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DIFICULDADES NA ARBORIZAÇÃO URBANA

São indiscutíveis os benefícios que as árvores proporcionam para a qualidade de vida na cidade. Além de embelezar o ambiente elas tem papel fundamental reduzindo diversos tipos de poluição, tais como poluição do ar, da água, do solo, visual e sonora. Elas absorvem o gás carbônico gerado por pessoas, fábricas, lixo, automóveis, e nos devolvem o oxigênio, tão essencial à vida.
         Suas copas densas funcionam como barreiras contra ruídos, ventos, água e luz, e servem de refúgio em dias de sol escaldante ou chuvosos, e para moradia de diversas espécies de pássaros.
         No entanto, apesar de todas estas qualidades, as árvores são deixadas em segundo plano, com a desculpa de que irão destruir calçadas, calhas, muros, encanamentos, fiações elétricas ou então provocarão sujeira nas ruas e até mesmo acidentes com a queda dos frutos e galhos. Em geral os problemas relacionados com árvores e seus “pontos negativos” estão intimamente ligados ao mau manejo, escolha de espécies inadequadas, plantio em locais impróprios e de maneira errada, sufocando as raízes e abafando as copas. Todas estas dificuldades podem ser facilmente evitadas com um bom planejamento urbano e conscientização por parte da comunidade local.
         Se uma planta recebe os cuidados necessários desde o momento de seu plantio ela crescerá sadia, evitando assim a sua extração no futuro. A poda só deve ser feita para condução e por profissionais qualificados possibilitando um bom estado fito sanitário.
         O Departamento Municipal do Meio Ambiente pede a colaboração por parte dos munícipes, podadores e funcionários municipais para cuidarmos melhor das nossas árvores, e das mudas que foram plantadas, para que futuramente elas nos tragam melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário