Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

CONHEÇA NOSSAS ÁRVORES 13

Em comemoração ao Dia da Árvore a Prefeitura Municipal realizou o plantio no mini-campo e nas calçadas de alguns espaços públicos, o “Alfeneiro da China” ou “Ligustro”. Este gênero é ideal para calçadas e praças, pois suas raízes não são agressivas, além de proporcionar ótima sombra. Além das mudas, o município já possui exemplares da espécie, como o da foto, plantado no bairro Jd. da Torre.
Esta espécie já era utilizada na arborização urbana da região, em algumas cidades foi parcialmente erradicada dando lugar a novas espécies, como Castanheira, Ficus e Oiti. Porém, com estudos já se comprovou que o Alfeneiro é a mais indicada para as cidades.

Alfeneiro, Alfeneiro-Brilhante, Alfeneiro-De-Rua, Ligustro
Ligustrum lucidum
Características: a árvore apresenta folhas durante todo o ano e grande poder de sombreamento seus são ramos robustos, densos e a copa arredondada. Sua inflorescência é densa com numerosas flores pequenas, brancas. Raízes superficiais que se adaptam facilmente a diversos ambientes com crescimento rápido. Resistência a poda.
Altura: de 7 a 10 metros.
DAP (Diâmetro na Altura do Peito): tronco em média de 27,6 centímetros.
Produção de mudas: exclusivamente por sementes
Floração: outubro a fevereiro
Frutificação: outubro a novembro
Árvore originária da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário