Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

21 de setembro - Dia da Árvore

O Brasil celebra no dia 21 de setembro o Dia da Árvore, data escolhida pela proximidade com a abertura da primavera. Entretanto, a relevância dessa data é infinitamente maior hoje do que quando foi instituída. Pode-se afirmar isso baseado no cenário mundial de fenômenos climáticos provocados pelo aquecimento global e o efeito estufa. Uma das formas mais eficientes de combater as mudanças climáticas é plantando árvores.


As árvores são famosas por “seqüestrarem carbono” através da fotossíntese, ao mesmo tempo em que lançam oxigênio na atmosfera terrestre, colaborando com a diminuição da temperatura e a renovação do ar.

Entre outros benefícios advindos do plantio de árvores está o equilíbrio ecológico, a recuperação de áreas degradadas e a diminuição do processo de assoreamento dos rios.

Preocupados com a preservação do ambiente e com o receio de perderem os benefícios resultantes da fotossíntese das árvores, indivíduos e organizações de todo o mundo tem realizado discussões sobre melhores formas de proteção ao meio ambiente. Algumas dessas discussões geram acordos entre países, cartilhas ecológicas e compromissos sociais, sendo muitos deles facultativos.

Todavia, alguns preferem não esperar por iniciativas do governo e assumem a missão de realizar reflorestamento de áreas devastadas.

Não obstante, cuidar da natureza é dever de todo ser humano.

Afinal, cada indivíduo se beneficia do trabalho de fotossíntese realizado pelas árvores e sendo assim tem a responsabilidade de fazer sua parte em ajudar a preservar o meio ambiente.

Itajobi comemorou o dia 21 de setembro realizando plantios em diversos locais com os alunos das Escolas do Município, e várias pessoas da comunidade também plantaram uma árvore em homenagem a esta data.

Você itajobiense tem um compromisso com o Meio Ambiente, observe o artigo 8º da Lei Nº 759/2010 que Disciplina o plantio, o replantio, a poda, a supressão, e o uso adequado e planejado da arborização urbana NO MUNICÍPIO DE ITAJOBI, e dá outras providências.

Artigo 8º - Todo munícipe deverá plantar no mínimo 1 (uma) árvore em frente a sua propriedade, respeitando as determinações do GAUI.

Plante árvores! Apóie campanhas de replantio! Eduque seus amigos a fazer o mesmo! Cuidando do meio ambiente estamos cuidando de nós mesmos!

Um comentário: