Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O QUE VAI AGORA DEVE VOLTAR!


Segundo o projeto “Planeta Sustentável” da Editora Abril, em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi finalmente aprovada para enfrentar os dois maiores dilemas do lixo: como diminuir a sua quantidade e o que fazer com ele.
Agora, a responsabilidade com o destino final dos resíduos sólidos – embalagens, peças, produtos e outros materiais que poderiam retornar ao ciclo produtivo – é compartilhada com quem produz, quem vende e quem consome, ou seja, todos nós. Você sabe fazer a sua parte?
Os equipamentos velhos e sem uso, como os eletrônicos e eletrodomésticos devem ser entregues nas lojas ou pontos de coleta determinados. Eles serão recolhidos pelos fabricantes para que seus materiais e componentes sejam reaproveitados. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, 95% dos veículos que saem de circulação são reciclados. No Brasil, apenas 1,5%.
Todo produto com potencial de contaminar o ambiente, como remédios, lâmpadas fluorescentes, baterias, produtos químicos, fluidos automotivos, entre outros, devem ter destinação final adequada. Cabe às empresas dar informações e soluções de como e onde descartá-los, e ao consumidor, cobrar delas.
A nova lei determina o fechamento dos lixões até 2014 para que os municípios sejam obrigados a tratar corretamente o lixo. Exija coleta seletiva e compostagem de resíduos orgânicos de sua cidade, mas saiba acondicionar separadamente os resíduos. Itajobi já não descarta seu lixo em lixões a céu aberto, o material orgânico vai todo para o Aterro Sanitário em Catanduva.
As embalagens devem ser feitas de materiais que possam ser reutilizados ou reciclados. Que tal deixar boa parte delas no próprio local da compra?
Fique de olho! Vamos disseminar o conhecimento sobre os desafios e soluções para as questões ambientais da nossa cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário