Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PLANTE SUA ÁRVORE


Bem integrada à arquitetura, ela só traz benefícios: sombra, umidade, frutos e flores, sinônimos de conforto térmico, olfativo e visual. Conheça as espécies mais indicadas.

         Atualmente ter uma árvore em casa equivale a acolher um hóspede ilustre. A árvore trata-se de um bom recurso para obter conforto térmico e acústico. Mas como todo hóspede, essa também demanda certas providências antes de sua chegada:
·         Adequação ao clima, crucial ao desenvolvimento da planta;
·         Porte da vegetação;
·         Crescimento raiz;
·         Volume da copa, que pode comprometer a fiação elétrica, telhados e beirais;
O porte da planta pode ser pequeno, médio ou grande, tudo depende do espaço que ela irá ser plantada:
·         Fachada: A entrada da residência comporta vegetação de médio e grande porte, com característica ornamental e capaz de propiciar sombra. Existem opções que oferecem aromas, flores e frutos, como o ipê e o pau-ferro.
·         Calçadas Sombreadas: A melhor pedida são espécies de médio porte dotadas de raízes não muito profundas e plantadas corretamente, para que tanto a fiação quanto o calçamento ficam intactos. Sem falar que o sombreamento ameniza o calor emanado do asfalto.
·         Beira da piscina e jardins: Aqui, a maior preocupação é evitar a queda de folhas que dificultem a limpeza e danifiquem filtros. Por isso, palmeiras de folhagens largas são tão comuns nesses locais. Plantas ornamentais com flores, são ótimos exemplos: eritrina, jasmim-manga e pandano.
            Ao planejar jardins, o morador deve saber que algumas árvores perdem as folhas no inverno, enquanto outras possuem folhas ou flores miúdas e viscosas capazes de manchar o piso, já as frutíferas atraem aves e insetos.
            Consulte o Guia de Arborização Urbana da nossa cidade e confira outras formas de realizar um plantio correto e sem problemas futuros, como: tamanho da cova, adubação, condução, transplante e impermeabilização.
            Independente do seu espaço existe várias opções arbóreas para que você e sua família possam melhorar a qualidade de vida na sua residência. Aproveite todos os benefícios com responsabilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário