Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como e quando podar suas árvores?





Podar uma árvore para que ela cresça frondosa, não fique presa na rede elétrica, não interfira na circulação de pedestres e veículos, nem destrua telhado exige época e técnicas apropriadas. A poda deve proporcionar mais vitalidade às árvores, com a retirada de ramos ou galhos mortos, doentes, danificados ou secos.

Antes de podar uma árvore devemos ter em mente que outras vidas dependem dela, como os passarinhos e seus ninhos, lagartas que se transformarão em belas borboletas, formigas e até mesmo microrganismos que equilibram o ecossistema.

A poda de formação é aquela realizada quando a árvore é jovem. A função dela é conduzir a planta até 2m de altura em um único caule para que sua copa seja frondosa e saudável sem prejudicar o trânsito.

Já a poda sanitária ou de manutenção é para árvore adulta que tem necessidade de retirar todo material vegetal morto ou danificado, como galhos secos, podres, quebrados ou mal desenvolvidos.

Essas podas são indicadas para o final do inverno, pois é quando o crescimento vegetativo é retomado. Nesta época, a árvore tem suas reservas de alimento altas, o que é essencial para gerar um sistema de defesa, fazendo com que a poda dos galhos e folhas seja mais aproveitada pela mesma.

O melhor período é à tarde favorecendo na cicatrização dos cortes que ocorre com maior facilidade no período noturno.

Não se deve podar mais de 30% do volume total da copa da árvore. Uma poda exagerada pode prejudicar a planta e fazer com que ela morra. Tudo o que for feito na copa pode interferir nas raízes e vice-versa.

Importante: Antes de realizar a poda de sua árvore informe-se sobre as normas do município, o dia de coleta para a poda no seu bairro e o profissional habilitado para essa tarefa e retire a sua guia de autorização de poda no Departamento do Meio Ambiente.

Andrezza Nair Ferreira
Bióloga e Gestora Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário